Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/633
Tipo: Dissertação
Título: Responsabilidade socioambiental: um estudo a luz do conceito de desenvolvimento sustentável
Título(s) alternativo(s): Environmental responsability: a study the light of the concept of sustainable development
Autor(es): Luiz, Fernanda Gouvêa
Primeiro Orientador: Santos, Haroldo Eurico Amoras dos
Resumo: Esta dissertação examina o conceito de responsabilidade social, à luz do paradigma de sustentabilidade na dimensão global, nacional e estadual (Roraima), analisando as ações do SESI-RR, cobrindo o período 2013-2014. A responsabilidade socioambiental se configura como concepção a respeito dos compromissos que determinada sociedade ou corporação assume nas relações socioambientais quanto ao seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável, que pode ser traduzido como a luta pela construção de uma sociedade mais justa ou socialmente menos desigual, economicamente mais eficiente e ecologicamente equilibrada. A partir dessa perspectiva fez-se a análise do conceito de desenvolvimento sustentável, da evolução histórica do conceito de responsabilidade socioambiental e do equilíbrio das relações socioambientais e das possibilidades de sua mensuração. A metodologia para a realização do estudo foi efetuada com base no levantamento bibliográfico sobre a temática, através do qual foram verificadas, além das teorias, a existência ou não de práticas em Roraima, sendo utilizado o método comparativo, com a finalidade de se verificar referida correlação. Para a análise das práticas de responsabilidade social desenvolvidas pelo SESI-RR, realizou-se um estudo de caso, onde se optou pela utilização do modelo de Hopkins. No entanto, percebeu-se as dificuldades metodológicas para se estabelecer índices efetivos que possibilitem a mensuração e avaliação consistente das ações de responsabilidade socioambiental, principalmente na área empresarial, até porque a legislação (instituições formais) não contempla o estabelecimento de exigências específicas que definam indicadores de avaliação de ampla aplicação, gerando-se assim imensa dificuldade de se realizar sua mensuração e comparação efetiva. E também se verificou a fragilidade de uma cultura (instituições informais) em que a consciência sobre a questão da responsabilidade individual e social requer principalmente investimentos na educação socioambiental.
Abstract: Esta disertación examina el concepto de responsabilidad social, a la luz del paradigma de sustentabilidad, examinando las acciones de SESI-RR, en el ámbito estadual (Roraima), en el período 2013-2014. La responsabilidad socio ambiental se configura como concepción acerca de los compromisos que determinada sociedad o corporación asume en las relaciones socio ambientales en cuanto a su comprometimiento con el desarrollo sustentable, que puede ser traducido como la lucha por la construcción de una sociedad más justa o socialmente menos desigual, económicamente más eficiente y ecológicamente equilibrada. A partir de esa perspectiva se hizo el análisis del concepto de desarrollo sustentable, de la evolución histórica del concepto de responsabilidad socio ambiental y del equilibrio de las relaciones socio ambientales y de las posibilidades de su mensuración. La metodología para la realización del estudio fue hecha basada en la investigación bibliográfica sobre el tema, a través de la cual fueron verificadas, además de las teorías, la existencia o no de prácticas en Roraima, siendo utilizado el método comparativo, con la finalidad de verificarse referida correlación. Para el análisis de las prácticas de responsabilidad social desarrolladas por SESI-RR, se realizó un estudio de caso, donde fue elegida la utilización del modelo de Hopkins. Sin embargo, se percibió las dificultades metodológicas para establecerse índices efectivos que posibiliten la mensuración y evaluación consistente de las acciones de responsabilidad socio ambiental, principalmente en el área empresarial, una vez que la legislación (instituciones formales) no contempla el establecimiento de exigencias específicas que definan indicadores de evaluación de amplia aplicación, generándose así inmensa dificultad de realizarse su mensuración y comparación efectiva. También se verificó la fragilidad de una cultura (instituciones informales) donde la consciencia sobre la cuestión de la responsabilidad individual y social requiere principalmente inversiones en la educación socio ambiental.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Responsabilidade socioambiental
Roraima
Desarrollo sustentable
Responsabilidad socio ambiental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia
Citação: LUIZ, Fernanda Gouvêa. Responsabilidade socioambiental: um estudo a luz do conceito de desenvolvimento sustentável. 2015. 118f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/633
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Responsabilidade socioambiental_um estudo a luz do conceito de desevolvimento... Luiz.pdfDissertação1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons