Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Celso Morato de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9951874598527540pt_BR
dc.creatorSilva, Wilma Marinho Craveiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4124810869062364pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T19:19:48Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-24T19:19:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Wilma Marinho Craveiro da. Educação, regionalização do ensino e ambiente: exemplo de Roraima. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/621-
dc.description.abstractThe present dissertation is a succinct portrait of the education in Brasil, starting by the important aspects of the colonial period, with the introduction of the education by the Jesuits priests. From this point the dissertation makes a script which discusses education during the imperial period until de decade of 1990. This historical approach is important in order to give the orientation inside the context of education as critic reflection and transforming agent of the society – these aspects are discussed along the dissertation. Together with this historical context, parallel intercrossing lines are traced in order to approach the education in Roraima, with census information and critical discussion. In this context the dissertation also makes analogies between the regional education and environmental education in Roraima, two educational cleavages with the same normative roots – the norms of the education is approached all along the dissertation as the aspect that gives the north of the educational process in Brasil, which one (the normative process per se) is the antithesis of the reflexive and critic education, but difficult to adopted in various Brasilian regions. The aspects regional education and environmental education are discussed in terms of the official education in Roraima.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de dissertação faz um sucinto retrato da educação no Brasil, começando pelos aspectos importantes do período colonial, com a introdução da educação pelos padres jesuítas. A partir daí o trabalho traça um roteiro que discute a educação durante o período imperial até o final do século XX. Esta aproximação histórica é importante para nós podermos nos situar dentro do contexto da educação como reflexão crítica e agente transformador da sociedade – estes aspectos são discutidos em todo o trabalho. Junto a esta abordagem contextual histórica, são traçadas linhas paralelas que se cruzam em vários momentos para situar a educação em Roraima, com várias informações censitárias e discussão crítica. Dentro desta aproximação, o trabalho também faz analogias entre a regionalização da educação e a educação ambiental, duas clivagens da educação que têm as mesmas raízes normativas – a normatização da educação é tratada em todo o trabalho como aspecto que norteia o processo educacional no Brasil, a qual (o processo normativo per se) é a antítese da educação reflexiva e crítica, porém de difícil adoção em várias regiões brasileiras. Discutem-se os aspectos regionalização da educação e educação ambiental em relação ao ensino em Roraima.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-24T19:19:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação, regionalização do ensino e ambiente... Silva.pdf: 1288307 bytes, checksum: d81b2d4cdc3ca0e202ac1f4f3b53f399 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T19:19:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação, regionalização do ensino e ambiente... Silva.pdf: 1288307 bytes, checksum: d81b2d4cdc3ca0e202ac1f4f3b53f399 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRegionalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRoraimapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRegionalizationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEducação, regionalização do ensino e ambiente: exemplo de Roraimapt_BR
dc.title.alternativeEducation, regionalization of education and environment: exemple of Roraimapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação, regionalização do ensino e ambiente... Silva.pdfDissertação1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons