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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental nos currículos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas estaduais de Boa Vista-RR no período de 2010 a 2016 : o proclamado e o realizado
Título(s) alternativo(s): Environmental education in the curriculum from the 6th to the 9th Year of Fundamental Education in the state public schools of Boa Vista-RR in the period 2010 to 2016 : the written and the accomplished
Autor(es): Ribeiro, Erotilde Mendes
Primeiro Orientador: Santos, Nélvio Paulo Dutra
Resumo: O desenvolvimento sustentável se impõe aos tempos atuais como o único caminho capaz de reverter os graves problemas ambientais advindos em nome do crescimento econômico obtido a qualquer custo. Diante das previsões catastróficas, caso não se mude os rumos da conduta predatória em relação à natureza, as questões ambientais passaram a ser tratadas em âmbito global, gerando acordos e constituindo-se em orientação para as políticas públicas nos diversos países. Nesse contexto, a Educação Ambiental surge como uma das estratégias para a construção desse novo paradigma, que incorpore as dimensões social e ambiental como condição e indicativo de desenvolvimento. No Brasil, a defesa e a preservação do Meio Ambiente tornou-se dever constitucional por meio do Artigo 225 da Constituição Federal de 1988, gerando posteriormente a Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei Federal 9.795/99. De acordo com a legislação, a Educação Ambiental deve estar presente em todos os níveis e modalidades de ensino, devendo fazer parte do currículo de todas as disciplinas, com abordagem interdisciplinar. Esse estudo teve por objetivo investigar a distância entre o proclamado na legislação educacional acerca da Educação Ambiental e o que de fato é contemplado no currículo das instituições de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino, no Município de Boa Vista - Roraima, no período de 2010 a 2016. Para isso, além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa documental em seis escolas, tendo como foco o currículo praticado, com análise de dados dentro da abordagem sóciohistórica, tendo como referencial teórico o materialismo histórico-dialético. A pesquisa documental nas seis escolas teve como objeto de investigação o projeto político pedagógico, planos de curso das cinco disciplinas com maior carga horária semanal, planos a serem desenvolvidos com recursos federais voltados para a sustentabilidade ambiental nas escolas e projetos institucionais interdisciplinares com a temática meio ambiente. O estudo revelou que o currículo das escolas pesquisadas não corresponde às diretrizes legais para o desenvolvimento da Educação Ambiental, sendo possível perceber a distância entre o proclamado e o realizado, encontrando-se referência às questões ambientais em apenas 35% dos planejamentos anuais dos professores. No primeiro capítulo fazemos um histórico da Educação Ambiental, o que necessariamente nos remete ao início das discussões sobre sustentabilidade no nível global; no segundo capítulo, abordamos as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Educação Ambiental na educação formal, no que diz respeito aos instrumentos legais e às diretrizes nacionais e estaduais; no terceiro capítulo fazemos a exposição dos resultados e análise dos dados no âmbito da pesquisa, revelando as contradições entre os diversos níveis de planejamento; e, finalmente, no último capítulo, a partir das conclusões finais sobre os resultados encontrados, buscamos num contexto mais amplo a compreensão das aparentes “falhas” no que diz respeito ao desenvolvimento da Educação Ambiental, com base na relação dialética da parte com o todo, partindo do pressuposto de que toda objetividade possui uma infinidade de determinações.
Abstract: Sustainable development is imposing itself on the current times as the only way to reverse the serious environmental problems arising in the name of economic growth obtained at any cost. In the face of catastrophic predictions, if the direction of predatory behavior is not changed in relation to nature, environmental issues are treated globally, generating agreements and becoming a guideline for public policies in the various countries. In this context, Environmental Education emerges as one of the strategies for the construction of this new paradigm, which incorporates the social and environmental dimensions as a condition and indicative of development. In Brazil, the defense and preservation of the Environment became a constitutional duty through Article 225 of the Federal Constitution of 1988, later generating the National Environmental Education Policy, established by Federal Law 9.795 / 99. According to the legislation, Environmental Education must be present at all levels and modalities of teaching, and should be part of the curriculum of all disciplines, with an interdisciplinary approach. The purpose of this study was to investigate the distance between the written in the educational legislation about Environmental Education and what is actually contemplated in the curriculum of the Institutions of Elementary School of the State Public School Network in the Municipality of Boa Vista - Roraima, in the period of 2010 to 2016. For this, in addition to bibliographical research, a documentary research was carried out in six schools, focusing on the curriculum practiced, with data analysis within the socio-historical approach, having as historical reference the historical-dialectical materialism. The documentary research in the six schools had as object of investigation the political pedagogical project, course plans of the five disciplines with the highest weekly hours, plans to be developed with federal resources focused on environmental sustainability in schools and interdisciplinary institutional projects with the environment. The study revealed that the curriculum of the schools surveyed does not correspond to the legal guidelines for the development of Environmental Education. It is possible to perceive the distance between the written and the accomplished, with reference to environmental issues being found in only 35% of the teachers' annual plans. In the first chapter we make a history of Environmental Education, which necessarily refers us to the beginning of discussions on sustainability at the global level; In the second chapter, we discuss the public politics focused on the development of Environmental Education in formal education, with respect to legal instruments and national and state guidelines; In the third chapter we present the results and analysis of the data in the scope of the research, revealing the contradictions between the different levels of planning; And finally, in the last chapter, from the final conclusions on the results found, we seek in a broader context the understanding of the apparent "failures" with respect to the development of Environmental Education, based on the dialectic relation of the part with the whole, starting from the assumption that all objectivity has an infinity of determinations.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Educação ambiental
Políticas públicas
Currículo escolar
Sustainability
Environmental education
Public policy
School curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia
Citação: RIBEIRO, Erotilde Mendes. Educação ambiental nos currículos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas estaduais de Boa Vista-RR no período de 2010 a 2016 : o proclamado e o realizado. 2017. 168f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/599
Data do documento: 2017
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