Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leal, Maria do Socorro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984819661891827pt_BR
dc.creatorLeal, Maria das Dores Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934461488908673pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T20:24:12Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-17T20:24:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLEAL, Maria das Dores Pereira. Sentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimense. 2014. 142f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/576-
dc.description.abstractThis research aims to understand the process of discursive construction of foreign language reference in the text of the Brazilian educational laws, considering, especially, the implementation of the law 11.161/05 in the State of Roraima. For this work, the cutting of the corpus was thought from the main educational laws between the Decree-Law of 1942 and the Resolution of the Council of Education of Roraima, published in 2007 for the implementation, in this State, the Law of 2005, which determines the obligatory offer of Spanish language to high schools. The analysis is based on the theoretical presuppositions of Discourse Analysis, proposed by Michel Pêcheux, in which socio-historical and language are constituents. In this analysis, constituent aspects of meaning of foreign language are in the relation of this language with the process of definition of the language of Brazil, in the relation of the matter of foreign language with the other matters of the curriculum and, yet, in the character of (not) obligatory of this teaching. During the analysis, we can seen in the text of educational law, the foreign languages to be taught are meant as not definete or determinate. At about the obligatory law of the Spanish language, in the texts of Roraima law, the analysis points out different subject positions. More specifically, two different subject positions in two divergent discursive formations in opposition relation. The first of these takes the space of enunciation Roraima as heterogeneous, considering the existence of Indian languages in its composition. The second discursive formation considers the space of enunciation Roraima as homogenous. This space is configured for only one language, Portuguese.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de construção discursiva da referência de língua estrangeira no texto da legislação educacional brasileira, considerando, especialmente, a implementação da Lei 11.161, de 2005 no estado de Roraima. Para este trabalho, o recorte do corpus foi pensado a partir das principais leis educacionais entre o Decreto-Lei de 1942 e a Resolução do Conselho de Educação de Roraima, publicada em 2007 para a execução, neste estado, da Lei de 2005, que determina a oferta obrigatória da língua espanhola nos currículos do ensino médio. A análise é fundamentada nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, proposta por Michel Pêcheux, na qual a língua é constituída na relação com sua exterioridade. Nesta análise os aspectos constitutivos dos sentidos de língua estrangeira apresentam-se pela relação desta língua com o processo de definição de língua do Brasil, pela relação da disciplina de língua estrangeira com as outras disciplinas do currículo e, ainda, pelo caráter de (não) obrigatoriedade desse ensino. No percurso da análise, pode-se depreender, no texto da legislação educacional, que é sob efeitos de indeterminação e de indefinição que as línguas estrangeiras a serem ensinadas resultam significadas. No que se refere à lei de obrigatoriedade da língua espanhola, nos texto da legislação roraimense, a análise aponta diferentes posições sujeito. Mais especificamente, as duas posições sujeito depreendidas filiam-se a saberes distintos, ou seja, a duas formações discursivas divergentes, em relação de oposição. A primeira delas determina o espaço de enunciação roraimense como heterogêneo, considerando a existência das línguas indígenas em sua composição. A segunda formação discursiva determina o espaço de enunciação roraimense como homogêneo. Esse espaço aí é configurado por apenas uma língua, a língua portuguesa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-17T20:24:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Sentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimense... Leal.pdf: 993121 bytes, checksum: a437b08dee91830f447b381961c6741a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-17T20:24:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Sentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimense... Leal.pdf: 993121 bytes, checksum: a437b08dee91830f447b381961c6741a (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRoraimapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLegislação educacionalpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectForeign languagept_BR
dc.subjectSpanish languagept_BR
dc.subjectEducational lawspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleSentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimense... Leal.pdfDissertação969,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons