Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/576
Tipo: Dissertação
Título: Sentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimense
Autor(es): Leal, Maria das Dores Pereira
Primeiro Orientador: Leal, Maria do Socorro Pereira
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de construção discursiva da referência de língua estrangeira no texto da legislação educacional brasileira, considerando, especialmente, a implementação da Lei 11.161, de 2005 no estado de Roraima. Para este trabalho, o recorte do corpus foi pensado a partir das principais leis educacionais entre o Decreto-Lei de 1942 e a Resolução do Conselho de Educação de Roraima, publicada em 2007 para a execução, neste estado, da Lei de 2005, que determina a oferta obrigatória da língua espanhola nos currículos do ensino médio. A análise é fundamentada nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, proposta por Michel Pêcheux, na qual a língua é constituída na relação com sua exterioridade. Nesta análise os aspectos constitutivos dos sentidos de língua estrangeira apresentam-se pela relação desta língua com o processo de definição de língua do Brasil, pela relação da disciplina de língua estrangeira com as outras disciplinas do currículo e, ainda, pelo caráter de (não) obrigatoriedade desse ensino. No percurso da análise, pode-se depreender, no texto da legislação educacional, que é sob efeitos de indeterminação e de indefinição que as línguas estrangeiras a serem ensinadas resultam significadas. No que se refere à lei de obrigatoriedade da língua espanhola, nos texto da legislação roraimense, a análise aponta diferentes posições sujeito. Mais especificamente, as duas posições sujeito depreendidas filiam-se a saberes distintos, ou seja, a duas formações discursivas divergentes, em relação de oposição. A primeira delas determina o espaço de enunciação roraimense como heterogêneo, considerando a existência das línguas indígenas em sua composição. A segunda formação discursiva determina o espaço de enunciação roraimense como homogêneo. Esse espaço aí é configurado por apenas uma língua, a língua portuguesa.
Abstract: This research aims to understand the process of discursive construction of foreign language reference in the text of the Brazilian educational laws, considering, especially, the implementation of the law 11.161/05 in the State of Roraima. For this work, the cutting of the corpus was thought from the main educational laws between the Decree-Law of 1942 and the Resolution of the Council of Education of Roraima, published in 2007 for the implementation, in this State, the Law of 2005, which determines the obligatory offer of Spanish language to high schools. The analysis is based on the theoretical presuppositions of Discourse Analysis, proposed by Michel Pêcheux, in which socio-historical and language are constituents. In this analysis, constituent aspects of meaning of foreign language are in the relation of this language with the process of definition of the language of Brazil, in the relation of the matter of foreign language with the other matters of the curriculum and, yet, in the character of (not) obligatory of this teaching. During the analysis, we can seen in the text of educational law, the foreign languages to be taught are meant as not definete or determinate. At about the obligatory law of the Spanish language, in the texts of Roraima law, the analysis points out different subject positions. More specifically, two different subject positions in two divergent discursive formations in opposition relation. The first of these takes the space of enunciation Roraima as heterogeneous, considering the existence of Indian languages in its composition. The second discursive formation considers the space of enunciation Roraima as homogenous. This space is configured for only one language, Portuguese.
Palavras-chave: Análise do discurso
Roraima
Língua estrangeira
Língua espanhola
Legislação educacional
Discourse analysis
Foreign language
Spanish language
Educational laws
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LEAL, Maria das Dores Pereira. Sentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimense. 2014. 142f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/576
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sentidos sobre língua estrangeira na legislação roraimense... Leal.pdfDissertação969,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons