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dc.contributor.advisor1Mibielli, Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190489322583975pt_BR
dc.creatorFeitosa, Suênia Kdidija Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5325853680273896pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T18:35:31Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-17T18:35:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFEITOSA, Suênia Kdidija Araújo. Recepção do Movimento Roraimeira: identificação, apropriação e construção identitária. 2014. 106f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/568-
dc.description.abstractEsta investigación buscó examinar la recepción de la producción literaria-musical del movimiento Roraimeira (movimiento cultural iniciado en el estado de Roraima, en 1984, que pretendía discutir la identidad local) entre los lectores de las escuelas secundarias públicas de la capital del estado de Roraima, que iniciaron su vida escolar en la primera década de este siglo, teniendo en cuenta la distancia temporal entre el escenario académico de estos alumnos y el apogeo del movimiento. En consecuencia, hemos tratado de asignar la permanencia de esta producción local entre un público joven, insertado en el espacio ideal para la formación de una estructura canónica en el estado, la escuela pública. Por lo tanto, buscamos escalar a través de la escuela pública de hoy, el alcance de las representaciones de identidad construidos en los textos del movimiento, porque este tipo de producciones fueron destinadas a reflejar la cultura local. En cuanto a la metodología, este estudio se encuadra dentro del campo de la investigación social. Por ello utilizamos elementos y categorías de los dos paradigmas de este tipo de investigación, cuantitativa y cualitativa. A partir de los métodos seleccionados, tabulamos cuestionarios aplicados a 3.722 estudiantes de seis escuelas secundarias públicas en Boa Vista, capital de Roraima. La ubicación de las escuelas fue el criterio de selección. De este modo, se seleccionaron seis escuelas ubicadas en las cuatro zonas urbanas y en el centro de la ciudad.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou analisar a recepção da produção lítero-musical do Movimento Roraimeira (movimento cultural iniciado no Estado de Roraima, em 1984, que buscou discutir o problema da identidade local) entre leitores de escolas públicas de ensino médio da capital do Estado de Roraima, que iniciaram sua vida escolar na primeira década do século XXI, tendo em vista a distância temporal entre o estágio letivo desses estudantes e o auge do movimento. Nesse sentido, pretendemos mapear a permanência dessa produção local entre um público jovem, inserido no espaço ideal para a formação de uma estrutura canônica no Estado, a escola pública. Dessa maneira, buscamos dimensionar, através do público escolar de hoje, a abrangência das representações identitárias construídas nos textos do movimento, pois, tais produções pretenderam refletir a cultura local. No tocante à metodologia, este estudo insere-se no campo da pesquisa social. Assim, utilizamos elementos e categorias dos dois paradigmas desse tipo de pesquisa, o quantitativo e o qualitativo. A partir dos métodos selecionados, tabulamos questionários respondidos por 3.722 estudantes de seis escolas públicas de ensino médio de Boa Vista, capital de Roraima. A localização das escolas foi o critério de seleção. Assim, selecionamos escolas situadas nas quatro zonas urbanas da cidade e no centro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-17T18:35:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Recepção do Movimento Roraimeira_identificação, apropriação e construção identitária... Feitosa.pdf: 1005563 bytes, checksum: 15982616329b2bb008a127d7281e7d3b (MD5)en
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dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectMovimento Roraimeirapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectPercepciónpt_BR
dc.subjectMovimiento Roraimeirapt_BR
dc.subjectIdentidadpt_BR
dc.subjectContinuidadpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRecepção do Movimento Roraimeira: identificação, apropriação e construção identitáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

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