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Tipo: Dissertação
Title: Recepção do Movimento Roraimeira : identificação, apropriação e construção identitária
Autor(es): Feitosa, Suênia Kdidija Araújo
Primeiro Orientador: Mibielli, Roberto
Resumo: Esta pesquisa procurou analisar a recepção da produção lítero-musical do Movimento Roraimeira (movimento cultural iniciado no Estado de Roraima, em 1984, que buscou discutir o problema da identidade local) entre leitores de escolas públicas de ensino médio da capital do Estado de Roraima, que iniciaram sua vida escolar na primeira década do século XXI, tendo em vista a distância temporal entre o estágio letivo desses estudantes e o auge do movimento. Nesse sentido, pretendemos mapear a permanência dessa produção local entre um público jovem, inserido no espaço ideal para a formação de uma estrutura canônica no Estado, a escola pública. Dessa maneira, buscamos dimensionar, através do público escolar de hoje, a abrangência das representações identitárias construídas nos textos do movimento, pois, tais produções pretenderam refletir a cultura local. No tocante à metodologia, este estudo insere-se no campo da pesquisa social. Assim, utilizamos elementos e categorias dos dois paradigmas desse tipo de pesquisa, o quantitativo e o qualitativo. A partir dos métodos selecionados, tabulamos questionários respondidos por 3.722 estudantes de seis escolas públicas de ensino médio de Boa Vista, capital de Roraima. A localização das escolas foi o critério de seleção. Assim, selecionamos escolas situadas nas quatro zonas urbanas da cidade e no centro.
Abstract: Esta investigación buscó examinar la recepción de la producción literaria-musical del movimiento Roraimeira (movimiento cultural iniciado en el estado de Roraima, en 1984, que pretendía discutir la identidad local) entre los lectores de las escuelas secundarias públicas de la capital del estado de Roraima, que iniciaron su vida escolar en la primera década de este siglo, teniendo en cuenta la distancia temporal entre el escenario académico de estos alumnos y el apogeo del movimiento. En consecuencia, hemos tratado de asignar la permanencia de esta producción local entre un público joven, insertado en el espacio ideal para la formación de una estructura canónica en el estado, la escuela pública. Por lo tanto, buscamos escalar a través de la escuela pública de hoy, el alcance de las representaciones de identidad construidos en los textos del movimiento, porque este tipo de producciones fueron destinadas a reflejar la cultura local. En cuanto a la metodología, este estudio se encuadra dentro del campo de la investigación social. Por ello utilizamos elementos y categorías de los dos paradigmas de este tipo de investigación, cuantitativa y cualitativa. A partir de los métodos seleccionados, tabulamos cuestionarios aplicados a 3.722 estudiantes de seis escuelas secundarias públicas en Boa Vista, capital de Roraima. La ubicación de las escuelas fue el criterio de selección. De este modo, se seleccionaron seis escuelas ubicadas en las cuatro zonas urbanas y en el centro de la ciudad.
Keywords: Recepção
Movimento Roraimeira
Identidade
Permanência
Percepción
Movimiento Roraimeira
Identidad
Continuidad
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/568
Issue Date: 2014
Appears in Collections:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

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