Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Roberto Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0202645577951421pt_BR
dc.creatorAnater, Roseli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7338921920034885pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-16T19:51:35Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-16T19:51:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationANATER, Roseli. Pintar para não esquecer: as narrativas visuais e orais de Carmézia Emiliano. 2014. 122f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/552-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the identity and cultural elements that comprise Carmézia Emiliano‟s life and paintings, studying her works and ways of living as well as her memories, which are the reference to her works. Carmézia is an example of transition, of transculturation by way of migration, since she left her indigenous community and came to Boa Vista to conquer Brazil with her works, which makes the scope about her people‟s culture richer and more fertile. The analysis of her transition from rural to urban ambient was based on authors such as García Canclini, Stuart Hall, Woodward and Bauman, among others, always with reference to the artist‟s works which were selected to the last four Brazilian Naïf Art Biennials. Carmézia brings along with her the memories of her life in the indigenous dwellings, of the relationship with her indigenous fellows and with nature, myths and legends, as well as hunting, fishing, harvesting and partying. Imbued in her own identity, those themes are the basis for her work and are fundamental in understanding both the way she paints and her life; authors such as Halbwachs, Bosi, Burke, Davallon and Pêcheux are also fundamental in understanding Carmézia‟s works. This is a qualitative research involving a case study – the artworks and life history of the artist, achieved by way of interviews, informal and frequent dialogs, and based on the theoreticians cited above –which eventually allowed me to present an analysis of the living and artistic trajectory of this Macuxi painter.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo realizar, por meio das obras e da trajetória de vida da artista plástica Carmézia Emiliano, um estudo e análise dos elementos identitários e culturais que compõem sua vida e seu trabalho, bem como investigar suas memórias, que são o referencial para a composição de sua obra. A artista é um exemplo de transição, de transculturação por migração, uma vez que, ao deixar sua comunidade indígena para vir para a cidade de Boa Vista, e sucessivamente conquistar o Brasil com suas obras de arte, adquire um olhar mais fecundo sobre a cultura de sua gente. Com base nas obras de Carmézia que participaram das quatro últimas Bienais de Arte Naïf do Brasil, este trabalho analisa a transição da artista do rural para o urbano, tendo como referencial teórico estudos de autores como García Canclini, Hall, Woodward e Bauman. Carmézia traz consigo a memória do seu cotidiano na maloca: a relação com os indígenas e a natureza, as lendas e mitos, as cenas de caça e pesca, o plantio, as colheitas e as festas. Essa memória impregnada em seu ser é o que constitui o cerne da “inspiração” de suas obras. Por essa razão, entender como se dá o processo de pintar lançando mão de autores como Halbwachs, Bosi, Burke, Davallon e Pêcheux, é de fundamental importância. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que envolve um estudo de caso. As obras de Carmézia e sua história de vida, relatada por meio de entrevistas, diálogos informais, contatos diversos e analisada à luz dos teóricos citados, permitem apresentar um panorama do que é a vida e a arte dessa roraimense da etnia Macuxi.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-16T19:51:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Pintar para não esquecer_as narrativas visuais e orais de Carmézia Emiliano... Anater.pdf: 2333658 bytes, checksum: 5aa26b54d46056ddc2d2072bb9abb909 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-16T19:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Pintar para não esquecer_as narrativas visuais e orais de Carmézia Emiliano... Anater.pdf: 2333658 bytes, checksum: 5aa26b54d46056ddc2d2072bb9abb909 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCarmézia Emilianopt_BR
dc.subjectArte Naifpt_BR
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIndigenous culturept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectNaïf Artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titlePintar para não esquecer: as narrativas visuais e orais de Carmézia Emilianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pintar para não esquecer_as narrativas visuais e orais de Carmézia Emiliano... Anater.pdfDissertação2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons