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Tipo: Dissertação
Título: Pintar para não esquecer: as narrativas visuais e orais de Carmézia Emiliano
Autor(es): Anater, Roseli
Primeiro Orientador: Andrade, Roberto Carlos de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar, por meio das obras e da trajetória de vida da artista plástica Carmézia Emiliano, um estudo e análise dos elementos identitários e culturais que compõem sua vida e seu trabalho, bem como investigar suas memórias, que são o referencial para a composição de sua obra. A artista é um exemplo de transição, de transculturação por migração, uma vez que, ao deixar sua comunidade indígena para vir para a cidade de Boa Vista, e sucessivamente conquistar o Brasil com suas obras de arte, adquire um olhar mais fecundo sobre a cultura de sua gente. Com base nas obras de Carmézia que participaram das quatro últimas Bienais de Arte Naïf do Brasil, este trabalho analisa a transição da artista do rural para o urbano, tendo como referencial teórico estudos de autores como García Canclini, Hall, Woodward e Bauman. Carmézia traz consigo a memória do seu cotidiano na maloca: a relação com os indígenas e a natureza, as lendas e mitos, as cenas de caça e pesca, o plantio, as colheitas e as festas. Essa memória impregnada em seu ser é o que constitui o cerne da “inspiração” de suas obras. Por essa razão, entender como se dá o processo de pintar lançando mão de autores como Halbwachs, Bosi, Burke, Davallon e Pêcheux, é de fundamental importância. Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que envolve um estudo de caso. As obras de Carmézia e sua história de vida, relatada por meio de entrevistas, diálogos informais, contatos diversos e analisada à luz dos teóricos citados, permitem apresentar um panorama do que é a vida e a arte dessa roraimense da etnia Macuxi.
Abstract: This research aims at analyzing the identity and cultural elements that comprise Carmézia Emiliano‟s life and paintings, studying her works and ways of living as well as her memories, which are the reference to her works. Carmézia is an example of transition, of transculturation by way of migration, since she left her indigenous community and came to Boa Vista to conquer Brazil with her works, which makes the scope about her people‟s culture richer and more fertile. The analysis of her transition from rural to urban ambient was based on authors such as García Canclini, Stuart Hall, Woodward and Bauman, among others, always with reference to the artist‟s works which were selected to the last four Brazilian Naïf Art Biennials. Carmézia brings along with her the memories of her life in the indigenous dwellings, of the relationship with her indigenous fellows and with nature, myths and legends, as well as hunting, fishing, harvesting and partying. Imbued in her own identity, those themes are the basis for her work and are fundamental in understanding both the way she paints and her life; authors such as Halbwachs, Bosi, Burke, Davallon and Pêcheux are also fundamental in understanding Carmézia‟s works. This is a qualitative research involving a case study – the artworks and life history of the artist, achieved by way of interviews, informal and frequent dialogs, and based on the theoreticians cited above –which eventually allowed me to present an analysis of the living and artistic trajectory of this Macuxi painter.
Palavras-chave: Carmézia Emiliano
Arte Naif
Cultura indígena
Identidade
Memória
Indigenous culture
Identity
Memory
Naïf Art
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ANATER, Roseli. Pintar para não esquecer: as narrativas visuais e orais de Carmézia Emiliano. 2014. 122f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/552
Data do documento: 2014
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