Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Novais Néto, Lourival-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849943625384921pt_BR
dc.creatorMaran, Nilmara Milena Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794071492365635pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T20:27:22Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-15T20:27:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMARAN, Nilmara Milena Gomes. Representações de língua construídas no discurso de professoras de língua portuguesa. 2014. 122f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/542-
dc.description.abstractIncreasingly, the issue of teacher education assumes importance due to the requirements and demands that are assigned to education in contemporary society. Bearing this in view, reflect on language representations is relevant to understand the discursive ongoing changes in teaching Portuguese. Within this context, this study aims to present and analyze the language representations constructed in the discourse of teachers who teach English language in elementary school II in public schools located in downtown Boa Vista, RR, in order to observe if the language teaching contemplates the linguistic diversities inherent rooms for multicultural classes. From a theoretical point of view, I situate it in Social Discourse Theory, comprising language as a form of social practice, formed by relations of power and invested with ideologies capable of constituting the social dimensions of knowledge, relationships and social identity. These discussions are theoretically relevant, especially when articulated with the theory of Social Representations that talks about the power relations in everyday life, constituting essential elements that interfere in the effectiveness of Portuguese language teaching. To discuss matters of language, I have the collaboration of theorists from different areas in order to sustain the dialogue and exchange of experience among those taking the multiple aspects of the processes and practices in teaching Portuguese as a subject of reflection and / or empirical analysis. In methodological terms, I utilize the Focus Group as a qualitative data collection feature. Thus, I analyzed the speech of teachers seeking to understand the motivating factors for professional choice. Then I analyzed the discourse together with drawings produced by schools teachers, who designed representations of home-school and building-school. These analyzes showed that the relation between representations of constructed language in the discourse of teachers and the social structure of which they are part is dialectical, since the reasons which led them to opt for teaching profession are reflected in the representations of school, which in turn contribute for the construction of the knowledge and belief on Portuguese language, wherein the discursive formation which constitutes the discursive practice of teachers is constitutive in a conventional manner, contributing to reproduce society systems.pt_BR
dc.description.resumoCada vez mais a questão da formação de professores assume importância devido às exigências e demandas que são atribuídas à educação na sociedade contemporânea. À vista disso, refletir sobre representações de língua é relevante para compreender as mudanças discursivas em curso no ensino de língua portuguesa. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e analisar as representações de língua construídas no discurso de professoras que lecionam Língua Portuguesa no ensino fundamental II em escolas públicas situadas no centro de Boa Vista-RR, no intuito de observar se o ensino de língua contempla as diversidades linguísticas inerentes às salas de aulas multiculturais. Do ponto de vista teórico, a situo na Teoria Social do Discurso, que compreende a linguagem como forma de prática social, formada por relações de poder e investida de ideologias, capaz de constituir as dimensões sociais do conhecimento, das relações e da identidade social. Estas discussões são teoricamente importantes, principalmente quando articuladas à teoria das Representações Sociais que discorre acerca das relações de poder na vida cotidiana, constituindo elementos essenciais à análise dos mecanismos que interferem na eficácia do ensino de língua portuguesa. Para discutir questões de língua, busco a colaboração de teórico(a)s de áreas distintas a fim de sustentar o diálogo e a troca de experiência entre aqueles que tomam os múltiplos aspectos dos processos e das práticas de ensino de língua portuguesa como objeto de reflexão e/ou de análise empírica. Em termos metodológicos, utilizo o grupo Grupo Focal como recurso qualitativo de coleta de dados. Assim, primeiro analisei o discurso das professoras buscando compreender os fatores motivadores para escolha profissional. Em seguida, analisei o discurso em conjunto com desenhos de escolas produzidos pelas professoras, que projetaram representações de escola-casa e de escola-prédio. Essas análises mostraram que a relação entre as representações de língua construídas no discurso das professoras e a estrutura social da qual fazem parte é dialética, posto que os motivos que as levaram a optar pela profissão docente se refletem nas representações de escola, que por sua vez contribuem para a construção de sistemas de conhecimento e crença sobre a língua portuguesa, em que a formação discursiva que constitui a prática discursiva das professoras é constitutiva de maneira convencional, contribuindo para reproduzir a sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-15T20:27:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Representações de língua construídas no discurso de professoras de língua portuguesa... Maran.pdf: 2386622 bytes, checksum: 2465a85c214d9297cb4fb222574cc754 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-15T20:27:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Representações de língua construídas no discurso de professoras de língua portuguesa... Maran.pdf: 2386622 bytes, checksum: 2465a85c214d9297cb4fb222574cc754 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRepresentações de língua construídas no discurso de professoras de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações de língua construídas no discurso de professoras de língua portuguesa... Maran.pdfDissertação2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons