Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869534307232059pt_BR
dc.creatorLima, Mara Gardeane Abreu-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240742163950010pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T18:20:42Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-15T18:20:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Mara Gardeane Abreu. Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2015. 84f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/536-
dc.description.abstractThis ethnographic qualitative research aims to identify and understand the beliefs of Brazilian students who live in Brazil/Venezuela border regarding the teaching/learning process of Spanish as a foreign language. The research was conducted in a public school located in Pacaraima city - Brazil. To achieve the main goal, observations were made in and out of the classroom during the months from March to October of 2014 and interviews with nine high school students. The theoretical basis of this research is based on studies in Applied Linguistics regarding beliefs (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007.2011; Silva, 2005, 2008). The questions that guided this study were: 1. What are the beliefs of Brazilian students of a public school in Brazil /Venezuela border context about the process of teaching and learning Spanish as a foreign language? 2. What are the beliefs of Brazilian students about the Spanish spoken in the Venezuelan border? 3. How do the students beliefs, mentioned above, influence the Spanish learning process as a foreign language? The results suggest that pointing the grammar as a pillar of language learning has contributed to construct beliefs that seem to influence negatively not only on the process of learning the Spanish language in school, but also in relation to Venezuelan variant spoken in Brazil / Venezuela border, focus of this research.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de cunho qualitativo etnográfico tem como objetivo identificar e compreender as crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/Venezuela a respeito do processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. A pesquisa foi realizada em uma escola pública localizada no município de Pacaraima-Brasil. Para alcançar este objetivo foram realizadas observações dentro e fora de sala de aula entre os meses de março a setembro de 2014 e entrevistas com 9 alunos do ensino médio. O embasamento teórico da pesquisa se constitui de estudos realizados em Linguística Aplicada a respeito de crenças (Almeida Filho, 2003; Barcelos, 1995, 2004, 2007,2011; Silva, 2005, 2008). As perguntas que nortearam este estudo foram: 1. Quais são as crenças de alunos brasileiros de uma escola pública em contexto de fronteira Brasil/Venezuela a respeito do processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira? 2. Quais são as crenças dos alunos brasileiros a respeito do espanhol venezuelano falado na fronteira? 3. Como as crenças dos alunos, citadas acima, influenciam no processo de aprendizagem de espanhol como língua estrangeira? Os resultados sugerem que a gramática como pilar da aprendizagem de línguas tem contribuído para construção de crenças que parecem influenciar de forma negativa não apenas em relação ao processo de aprendizagem da língua espanhola na escola como também em relação à variedade venezuelana falada na fronteira Brasil/Venezuela, foco desta pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-15T18:20:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil_Venezuela a respeito do processo de ensino-aprendizagem... Lima.pdf: 437339 bytes, checksum: 120a1ab985798c5f709f3254a2f7ee41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-15T18:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil_Venezuela a respeito do processo de ensino-aprendizagem... Lima.pdf: 437339 bytes, checksum: 120a1ab985798c5f709f3254a2f7ee41 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem de línguaspt_BR
dc.subjectFronteira Brasil/ Venezuelapt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subjectLanguage learningpt_BR
dc.subjectTeaching, Brazilpt_BR
dc.subjectBrazil/Venezuela borderspt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleCrenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil/ Venezuela a respeito do processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crenças de alunos brasileiros que vivem na fronteira Brasil_Venezuela a respeito do processo de ensino-aprendizagem... Lima.pdfDissertação427,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons