Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/530
Tipo: Dissertação
Título: O poeta que pinta: um estudo dos tópoi em Manoel de Barros
Título(s) alternativo(s): The poet who paints: a study of the topoi in Manoel de Barros
Autor(es): Alves, Jucimara Braga
Primeiro Orientador: Fiorotti, Devair Antônio
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a estudar os tópoi imagéticos na obra de Manoel de Barros. No primeiro momento, aborda os seres ínfimos, destacando neles suas grandezas, postas a dialogar com alguns conceitos de Bachelard, como ressonância e repercussão, topofilia e a imaginação criadora. Em seguida, reflete sobre os entulhos poéticos na obra barreana, refugos da sociedade, como crítica à sociedade consumista-capitalista. Dentre esses seres, analisa a organização do topos ―lata‖ e os sentidos estabelecidos com outras imagens, o que possibilitaria que o sentido da palavra se renove e haja uma transformação de algo sem importância para algo grandioso. Nesse sentido, esta pesquisa aborda ainda a imagem do louco, representado pelos anti-heróis barreanos designados por ―bocós‖, ―bestas‖, ―bobos‖, demonstrando um olhar renovado sobre tais seres também excluídos da sociedade atual; seres que dialogam com outros personagens da ficção e do mundo cotidiano diagnosticados como loucos. E, por fim, analisa os tópoi eróticos, destacando o topos ―lesma‖. Nesse caso, a palavra é erotizada, quando possível estabelecer comparação com o corpo sensual feminino. E, dessa forma, o poeta metaforizaria também a sua escrita poética.
Abstract: This research proposes to study the imagery topoi in the work of Manoel de Barros. In the first moment, it approaches the smallest beings, highlighting their greatness in them, set to dialogue with some concepts of Bachelard, such as resonance and repercussion, topophilia and the creative imagination. Then, it reflects on the poetic debris in Barre's work, refuse from society, as a criticism of the consumerist-capitalist society. Among these beings, it analyzes the organization of the “tin” topos and the meanings established with other images, which would make it possible for the meaning of the word to be renewed and for there to be a transformation from something unimportant to something grandiose. In this sense, this research also addresses the image of the madman, represented by the Barreano anti-heroes called ―bocós‖, ―beasts‖, ―fobos‖, demonstrating a renewed look at such beings who are also excluded from today's society; beings who dialogue with other characters in fiction and in the everyday world diagnosed as mad. Finally, it analyzes the erotic topoi, highlighting the ―slug‖ topos. In this case, the word is eroticized, when possible to establish a comparison with the sensual female body. And, in this way, the poet would also metaphorize his poetic writing.
Palavras-chave: Manoel de Barros
Tópoi
Ínfimo
Louco
Eróticos
Tiny
Mad
Erotic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ALVES, Jucimara Braga. O poeta que pinta: um estudo dos tópoi em Manoel de Barros. 2012. 116f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/530
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O poeta que pinta_um estudo dos Tópoi em Manoel Bandeira... Alves.pdfDissertação1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons