Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/528
Tipo: Dissertação
Título: A educação e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: um balanço de dissertações e teses brasileiras no período de 2010 a 2020
Título(s) alternativo(s): Education and confrontation with sexual violence against children and adolescents: a analisis of brazilian dissertations and theses in the period from 2010 to 2020
Autor(es): Lamazon, Vanessa Lima
Primeiro Orientador: Lirio, Flávio Corsini
Resumo: A violência contra crianças e adolescentes não é um fato recente, nem sua discussão na escola. Estudos sinalizam fragilidades relativas à formação inicial e continuada de profissionais da escola no que se refere a situações de enfrentamento à violência sexual (identificação, abordagem e encaminhamento de casos). A pesquisa realizada teve como objetivo geral analisar estudos brasileiros que apontam a participação das unidades escolares na identificação e nos encaminhamentos em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre os anos de 2010 e 2020. O levantamento de teses e dissertações foi realizado nos arquivos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa identificou 18 estudos, sendo 5 teses e 13 dissertações, trabalhos com objetivos específicos que buscaram apreender as características socioeconômicas de gênero, raça e etnia das vítimas e qual a participação da escola nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, sendo realizada a análise de conteúdo em suas fases de leitura, categorização e construção das inferências. Os descritores pesquisados foram: “violência sexual contra crianças e adolescentes; escola”, buscando-se responder ao seguinte questionamento: Qual a participação da escola no processo de identificação e encaminhamentos de casos de violência contra crianças e adolescentes?”. Considerou-se a hipótese de que os profissionais da escola, que estariam em contato diário com as vítimas, poderiam identificar de forma mais rápida a violência impetrada que os outros órgãos de proteção, uma vez que crianças e adolescentes passam grande parte de seu tempo na escola, depois do ambiente familiar. Os resultados apontam que a maioria dos sujeitos violados estão em idade escolar obrigatória e sofrem violência intrafamiliar. Verificou-se que as violências contra crianças e adolescentes têm sido percebidas na escola, mas há uma subnotificação por seus agentes em razão das dificuldades encontradas em relação à abordagem e aos encaminhamentos de casos, seja pela falta de formação para o enfrentamento e/ou por medo de represálias. Os resultados sugerem também a necessidade de formação dos profissionais escolares e articulação para que a escola compreenda seu papel frente à rede de enfrentamento e proteção de crianças e adolescentes, fortalecendo a luta contra as violências sofridas por seu público-alvo, uma vez que os sujeitos violados em sua maioria são meninas e que a escola, depois da família, é o principal lugar de socialização e convívio, sendo um espaço propício para se identificar as consequências desse trauma.
Abstract: Violence against children and adolescents is not a recent fact, nor its discussed at school. Studies indicate weaknesses related to the initial and continuing education of school professionals with regard to situations of coping with sexual violence (identification, approach and referral of cases). This research carried out had as general objective to investigate Brazilian studies that indicate the participation of school units in the identification and referrals in cases of sexual violence against children and adolescents between 2010 and 2020. The survey of theses and dissertations was carried out in the archives of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The research identified 18 studies, being 5 theses and 13 dissertations, works with specific objectives that sought to apprehend the socioeconomic characteristics of gender, race and ethnicity of the victims and the participation of the school in this context. This is a research with a qualitative approach, bibliographical in nature, with content analysis being carried out in its reading, categorization and inference construction phases. The descriptors researched were: “sexual violence against children and adolescents; school”, seeking to answer the following question: What is the school's participation in the process of identifying and referring cases of violence against children and adolescents?”. It was considered the hypothesis that school professionals, who would be in daily contact with the victims, could identify the perpetrated violence more quickly than other protection bodies, since children and adolescents spend a large part of their time in the school, after the family environment. The results showed that most of the violated subjects are of compulsory school age and suffer intra-family violence. It was found that violence against children and adolescents has been perceived at school, but there is underreporting by its agents due to the difficulties encountered in relation to approaching and referring cases, whether due to the lack of training for coping and/or fear of reprisals. The results also suggested the need for training of school professionals and coordination so that the school understands its role in the network of coping and protection of children and adolescents, strengthening the fight against violence suffered by its target audience, since the subjects most violated are girls and that school, after the family, is the main place of socialization and interaction, being a favorable space to identify the consequences of this trauma.
Palavras-chave: Crianças
Adolescentes
Escola
Violência sexual
Children
Teenagers
School
Sexual violence
Produção científica
Scientific production
Teses e dissertações
Theses and dissertations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LAMAZON, Vanessa Lima. A educação e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes: um balanço de dissertações e teses brasileiras no período de 2010 a 2020. 2021. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/528
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação e o enferntamento da violência sexual contra crianças e adolescentes... Lamazon.pdfDissertação645,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons