Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/526
Tipo: Dissertação
Título: Formação e práticas docentes de educação física em contextos terapêuticos
Título(s) alternativo(s): Training and teaching practices in physical education in therapeutic contexts
Autor(es): Barros, Naranúbia Lima
Primeiro Orientador: Duarte, Rosângela
Resumo: Essa pesquisa se dispõe a compreender as relações entre a formação inicial do professor de Educação Física e as dinâmicas de sua atuação que se situam na fronteira entre educação e saúde, discussão que partirá dos pressupostos que fundamentam a linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Docentes, que, intrinsecamente nos conduz à problematização da formação sempre em conjunto com a caracterização e análise da práxis. Assim, o problema que norteia esta pesquisa é: em que medida a formação do professor de Educação Física capacita esse profissional para uma atuação em contextos limítrofes entre saúde e educação? O objetivo é compreender em que medida o professor de Educação Física percebe-se preparado para atuar na Equoterapia tendo em vista as aprendizagens da formação inicial da licenciatura em Educação Física e seus métodos para as práticas docentes em contextos que se diferem do escolar. Para melhor analisarmos formação e prática, as investigaremos a partir de três perspectivas: a da instituição formadora (IFRR); a do professor formado, em atuação na Equoterapia; e a das resoluções, leis e demais documentos que regulamentam a formação e a atuação do professor de Educação Física, configurando assim, uma pesquisa com triangulação de dados. Nossas análises são oriundas de informações que colhemos: do questionário com os professores, da entrevista com coordenadora do curso de licenciatura em Educação Física do IFRR, e da análise documental. Esta pesquisa percorreu caminhos que legitimaram a importância da experiência e da reflexão como processos de formação. Discutimos se a Equoterapia faz-se mais numa ação educativa ou de saúde, entendemos, a partir de então, que o campo da saúde é um tanto mais explorado por esses profissionais, de maneira muito bem embasada, dada a origem da Educação Física. Quanto à instituição formadora, entendemos que se fundamenta na ideia de formar profissionais para a escola, muito embora explore ocasionalmente outros espaços.
Abstract: This research is willing to understand the relations between the initial training of Physical Education teachers and the dynamics of their actions that are located on the borde between education and health, a discussion that will start from the assumptions that underlie the research line Formação de Professores e Práticas Docentes, which intrinsically leads us to the problematization of training always together with the characterization and analysis of praxis. Thus, the problem that guides this research is: to what extent the Physical Education teacher's training enables this professional to act in border contexts between health and education? The goal is to understand to what extent the physical education teacher feels prepared to work with equine therapy, considering the learning acquired during the initial training of Physical Education graduates and their methods for teaching practices in contexts different from the school. In order to better analyze training and practice, we will investigate them from three perspectives: that of the training institution (IFRR); that of the trained teacher, working in equine therapy; and that of the resolutions, laws and other documents that regulate the training and performance of the Physical Education teacher, thus configuring a research with data triangulation. Our analyses come from the information we gathered from the questionnaire with the teachers, from the interview with the coordinator of the Physical Education undergraduate course at IFRR, and from the document analysis. This research took paths that legitimized the importance of experience and reflection as processes of formation. We discussed if equine therapy is more of an educational or health action, and we understood, from then on, that the health field is somewhat more explored by these professionals, in a very well grounded way, given the origin of Physical Education. As for the training institution, we understand that it is based on the idea of training professionals for the school, although it occasionally explores other spaces.
Palavras-chave: Equoterapia
Formação de professores
Profissionalidade
Educação Física
Equine therapy
Teacher Training
Professionalism
Physical Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARROS, Naranúbia Lima. Formação e práticas docentes de educação física em contextos terapêuticos. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/526
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação e práticas docentes de educação física em contextos terapêuticos... Barros.pdfDissertação2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons