Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Sheila de Fátima Mangoli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408527161295821pt_BR
dc.creatorPereira, Mikaelly Cristiny de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548221980323923pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T18:31:35Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-14T18:31:35Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mikaelly Cristiny de Almeida. O portal do professor do MEC: uma análise das sugestões de aula através dos pressupostos de Paulo Freire. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/525-
dc.description.abstractThe aim of this research is to analyze the Suggestions of Lessons from the MEC Teacher Portal according to Paulo Freire's Theoretical Assumptions for Youth and Adult Education, as he is a reference in the trajectory of this modality in Brazil and established principles that when used correctly, they are able to supply the specific needs and singularities of this modality. Thus, concepts identified in Freire's works were selected for analysis, namely education as a political act, a dialogic act and as an act of knowledge. As the Portal is a platform created by the Ministry of Education in 2007 with the aim of assisting in the teaching and learning process of regular education, there is a need to investigate how the Ministry of Education has attended to EJA in this Portal. Through documentary research and the use of content analysis techniques, some approximations and distances were identified in the Suggestions of Lessons in relation to Freire's Assumptions. Based on the results obtained in the analyzes and the study of Freire's works, it is concluded that, in order to fulfill what Paulo Freire proposes for EJA, the three assumptions must be used during the construction of knowledge in the classroom, however, in the Most of the Suggestions for Lessons analyzed are not identified simultaneously, thus indicating a limitation of the Suggestions for Lessons in attending important aspects of EJA pointed out by Freire.en
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa consiste em analisar as Sugestões de Aulas do Portal do Professor do MEC segundo os Pressupostos Teóricos de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos, pois ele é referência na trajetória dessa modalidade no Brasil e estabeleceu princípios que ao serem utilizados corretamente conseguem suprir as necessidades e singularidades específicas dessa modalidade. Assim, foram selecionados para análise conceitos identificados nas obras de Freire, sendo eles a educação como ato político, ato dialógico e como ato de conhecimento. Sendo o Portal uma plataforma criada pelo Ministério da Educação em 2007 com o intuito de servir de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do ensino regular, há a necessidade de investigar como o Ministério da Educação tem atendido a EJA nesse Portal. Através da pesquisa documental e da utilização das técnicas das análises de conteúdo, algumas aproximações e distanciamentos foram identificados nas Sugestões de Aulas em relação aos Pressupostos de Freire. Frente aos resultados obtidos nas análises, e do estudo das obras de Freire, conclui-se que para que se cumpra o que Paulo Freire propõe para a EJA os três Pressupostos devem ser utilizados durante a construção do conhecimento em sala de aula, entretanto, na maioria das Sugestões de Aulas analisadas eles não são identificados simultaneamente, indicando assim, uma limitação das Sugestões de Aulas em atender aspectos importantes da EJA apontados por Freire.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-14T18:31:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) O Protal do Professor do MEC_uma análise das sugestões de aula através dos pressupostos de Paulo Freire... Pereira.pdf: 2894891 bytes, checksum: feec1ae45a128463117438705ce8a283 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T18:31:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) O Protal do Professor do MEC_uma análise das sugestões de aula através dos pressupostos de Paulo Freire... Pereira.pdf: 2894891 bytes, checksum: feec1ae45a128463117438705ce8a283 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.sourceMEC Teacher Portalpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEducação como ato políticopt_BR
dc.subjectEducação como ato dialógicopt_BR
dc.subjectEducação como ato de conhecimentopt_BR
dc.subjectEducation as a political acten
dc.subjectEducation as a dialogic atcen
dc.subjectEducation as na act of knowledgeen
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.subjectPortal do Professor do MECpt_BR
dc.subjectMEC Teacher Portalen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO portal do professor do MEC: uma análise das sugestões de aula através dos pressupostos de Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeMinistry education (MEC) teacher's portal: an analysis of class suggestions from Paulo Freire's assumptionsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Protal do Professor do MEC_uma análise das sugestões de aula através dos pressupostos de Paulo Freire... Pereira.pdfDissertação2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons