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Tipo: Dissertação
Title: O portal do professor do MEC : uma análise das sugestões de aula através dos pressupostos de Paulo Freire
Other Titles: Ministry education (MEC) teacher's portal : an analysis of class suggestions from Paulo Freire's assumptions
Autor(es): Pereira, Mikaelly Cristiny de Almeida
Primeiro Orientador: Rocha, Sheila de Fátima Mangoli
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em analisar as Sugestões de Aulas do Portal do Professor do MEC segundo os Pressupostos Teóricos de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos, pois ele é referência na trajetória dessa modalidade no Brasil e estabeleceu princípios que ao serem utilizados corretamente conseguem suprir as necessidades e singularidades específicas dessa modalidade. Assim, foram selecionados para análise conceitos identificados nas obras de Freire, sendo eles a educação como ato político, ato dialógico e como ato de conhecimento. Sendo o Portal uma plataforma criada pelo Ministério da Educação em 2007 com o intuito de servir de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do ensino regular, há a necessidade de investigar como o Ministério da Educação tem atendido a EJA nesse Portal. Através da pesquisa documental e da utilização das técnicas das análises de conteúdo, algumas aproximações e distanciamentos foram identificados nas Sugestões de Aulas em relação aos Pressupostos de Freire. Frente aos resultados obtidos nas análises, e do estudo das obras de Freire, conclui-se que para que se cumpra o que Paulo Freire propõe para a EJA os três Pressupostos devem ser utilizados durante a construção do conhecimento em sala de aula, entretanto, na maioria das Sugestões de Aulas analisadas eles não são identificados simultaneamente, indicando assim, uma limitação das Sugestões de Aulas em atender aspectos importantes da EJA apontados por Freire.
Abstract: The aim of this research is to analyze the Suggestions of Lessons from the MEC Teacher Portal according to Paulo Freire's Theoretical Assumptions for Youth and Adult Education, as he is a reference in the trajectory of this modality in Brazil and established principles that when used correctly, they are able to supply the specific needs and singularities of this modality. Thus, concepts identified in Freire's works were selected for analysis, namely education as a political act, a dialogic act and as an act of knowledge. As the Portal is a platform created by the Ministry of Education in 2007 with the aim of assisting in the teaching and learning process of regular education, there is a need to investigate how the Ministry of Education has attended to EJA in this Portal. Through documentary research and the use of content analysis techniques, some approximations and distances were identified in the Suggestions of Lessons in relation to Freire's Assumptions. Based on the results obtained in the analyzes and the study of Freire's works, it is concluded that, in order to fulfill what Paulo Freire proposes for EJA, the three assumptions must be used during the construction of knowledge in the classroom, however, in the Most of the Suggestions for Lessons analyzed are not identified simultaneously, thus indicating a limitation of the Suggestions for Lessons in attending important aspects of EJA pointed out by Freire.
Keywords: EJA
Educação como ato político
Educação como ato dialógico
Educação como ato de conhecimento
Education as a political act
Education as a dialogic atc
Education as na act of knowledge
Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Portal do Professor do MEC
MEC Teacher Portal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Mikaelly Cristiny de Almeida. O portal do professor do MEC: uma análise das sugestões de aula através dos pressupostos de Paulo Freire. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/525
Issue Date: 2021
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