Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Henklain, Marcelo H. O.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3486276032268863pt_BR
dc.creatorFelix, Gardenya da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0192541733162561pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T18:18:47Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-14T18:18:47Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFELIX, Gardenya da Silva. Proposição de comportamentos-objetivo para o ensino de estatística a graduandos em Psicologia. 2021. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/524-
dc.description.abstractStatistics has a relevant role in a society that lives in the era of knowledge and technological advancement. Its teaching aims to train individuals who can make more reliable decisions and contribute to scientific and professional training in various areas of knowledge. This study aims to propose, from the literature, objective behaviors that should be part of the discipline of Statistics for Psychology undergraduates. The Programming of Conditions for the Development of Behaviors (PCDC) is a technology that presents an alternative for the identification and characterization of these behaviors, based on the principles of Behavior Analysis. Therefore, a work was selected that contained descriptions that referred to behaviors that the psychologist should learn in relation to Statistics. From this, possible components of constituent behaviors of the general classes were identified, derived and registered with the aid of a registration protocol. Then, the language used to name the behaviors was evaluated in order to identify grammatical problems and propose a new appropriate language, if necessary. After these steps, 244 classes of objective-behavior were proposed, organized into six general classes: 1) To characterize the purpose of Statistics in the construction of scientific knowledge; (2) Define basic statistical concepts for research planning; (3) Define basic statistical concepts to model reality from survey data; (4) Modeling reality from statistical resources and survey data; (5) Evaluate limitations, uses and consequences of statistical models; (6) Answer scientific questions with the help of Statistics. The proposition of classes of behavior increases the probability of their development in formal teaching contexts. Proposing objective behaviors is one of the tasks expected of the teacher. The more these proposals are described in a precise, clear and complete way, the more they can help the teacher to plan and execute teaching conditions aimed at developing behaviors that allow the learner to establish more effective relationships with the environment in which they live.en
dc.description.resumoA Estatística tem um papel relevante em uma sociedade que vive a era do conhecimento e do avanço tecnológico. Seu ensino pretende formar indivíduos que possam tomar decisões mais confiáveis e contribuir na formação científica e profissional em várias áreas do conhecimento. Este estudo tem por objetivo propor, a partir da literatura, comportamentos-objetivo que devem fazer parte da disciplina de Estatística para graduandos de Psicologia. A Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) é uma tecnologia que apresenta uma alternativa para a identificação e caracterização desses comportamentos, baseada nos princípios da Análise do Comportamento. Para tanto, foi selecionada uma obra que continha descrições que fizessem referência a comportamentos que o psicólogo deveria aprender em relação à Estatística. A partir disso, foram identificados, derivados e registrados possíveis componentes de comportamentos constituintes das classes gerais com o auxílio de protocolo de registro. Em seguida, foi feita a avaliação da linguagem utilizada para nomear os comportamentos a fim de identificar problemas gramaticais e propor nova linguagem apropriada, se necessário. Após esses passos foram propostas 244 classes de comportamentos-objetivo, organizadas em seis classes gerais: (1) Caracterizar a finalidade da Estatística na construção de conhecimento científico; (2) Definir conceitos estatísticos básicos para o planejamento de pesquisas; (3) Definir conceitos estatísticos básicos para modelar a realidade a partir de dados de pesquisas; (4) Modelar a realidade a partir de recursos estatísticos e dados de pesquisas; (5) Avaliar limitações, usos e consequências de modelos estatísticos; (6) Responder questões científicas com o auxílio da Estatística. A proposição das classes de comportamentos aumenta a probabilidade de desenvolvimento delas em contextos formais de ensino. Propor comportamentos-objetivo é uma das tarefas esperadas do professor. Quanto mais essas proposições estiverem descritas de modo preciso, claro e completo, mais eles poderão auxiliar o professor a planejar e executar condições de ensino que visem desenvolver comportamentos que permitam ao aprendiz estabelecer relações mais efetivas com o meio em que vive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-14T18:18:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Proposição de comportamentos-objetivo para o ensino de estatística a graduados em psicologia... Felix.pdf: 1532767 bytes, checksum: 71eff643f7ec62c8c02d0e710e6e6c67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T18:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Proposição de comportamentos-objetivo para o ensino de estatística a graduados em psicologia... Felix.pdf: 1532767 bytes, checksum: 71eff643f7ec62c8c02d0e710e6e6c67 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectProgramação de condições para desenvolvimento de comportamentospt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectProposição de comportamentos-objetivopt_BR
dc.subjectProgramação de ensinopt_BR
dc.subjectBehavior analysisen
dc.subjectProgramming Conditions for Behavior Developmenten
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectProposition of objective behaviorsen
dc.subjectTeaching scheduleen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProposição de comportamentos-objetivo para o ensino de estatística a graduandos em Psicologiapt_BR
dc.title.alternativeProposal of objective behaviors for the teaching of estatistics to Psychology graduatingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposição de comportamentos-objetivo para o ensino de estatística a graduados em psicologia... Felix.pdfDissertação1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons