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Tipo: Dissertação
Título: Proposição de comportamentos-objetivo para o ensino de estatística a graduandos em Psicologia
Título(s) alternativo(s): Proposal of objective behaviors for the teaching of estatistics to Psychology graduating
Autor(es): Felix, Gardenya da Silva
Primeiro Orientador: Henklain, Marcelo H. O.
Resumo: A Estatística tem um papel relevante em uma sociedade que vive a era do conhecimento e do avanço tecnológico. Seu ensino pretende formar indivíduos que possam tomar decisões mais confiáveis e contribuir na formação científica e profissional em várias áreas do conhecimento. Este estudo tem por objetivo propor, a partir da literatura, comportamentos-objetivo que devem fazer parte da disciplina de Estatística para graduandos de Psicologia. A Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) é uma tecnologia que apresenta uma alternativa para a identificação e caracterização desses comportamentos, baseada nos princípios da Análise do Comportamento. Para tanto, foi selecionada uma obra que continha descrições que fizessem referência a comportamentos que o psicólogo deveria aprender em relação à Estatística. A partir disso, foram identificados, derivados e registrados possíveis componentes de comportamentos constituintes das classes gerais com o auxílio de protocolo de registro. Em seguida, foi feita a avaliação da linguagem utilizada para nomear os comportamentos a fim de identificar problemas gramaticais e propor nova linguagem apropriada, se necessário. Após esses passos foram propostas 244 classes de comportamentos-objetivo, organizadas em seis classes gerais: (1) Caracterizar a finalidade da Estatística na construção de conhecimento científico; (2) Definir conceitos estatísticos básicos para o planejamento de pesquisas; (3) Definir conceitos estatísticos básicos para modelar a realidade a partir de dados de pesquisas; (4) Modelar a realidade a partir de recursos estatísticos e dados de pesquisas; (5) Avaliar limitações, usos e consequências de modelos estatísticos; (6) Responder questões científicas com o auxílio da Estatística. A proposição das classes de comportamentos aumenta a probabilidade de desenvolvimento delas em contextos formais de ensino. Propor comportamentos-objetivo é uma das tarefas esperadas do professor. Quanto mais essas proposições estiverem descritas de modo preciso, claro e completo, mais eles poderão auxiliar o professor a planejar e executar condições de ensino que visem desenvolver comportamentos que permitam ao aprendiz estabelecer relações mais efetivas com o meio em que vive.
Abstract: Statistics has a relevant role in a society that lives in the era of knowledge and technological advancement. Its teaching aims to train individuals who can make more reliable decisions and contribute to scientific and professional training in various areas of knowledge. This study aims to propose, from the literature, objective behaviors that should be part of the discipline of Statistics for Psychology undergraduates. The Programming of Conditions for the Development of Behaviors (PCDC) is a technology that presents an alternative for the identification and characterization of these behaviors, based on the principles of Behavior Analysis. Therefore, a work was selected that contained descriptions that referred to behaviors that the psychologist should learn in relation to Statistics. From this, possible components of constituent behaviors of the general classes were identified, derived and registered with the aid of a registration protocol. Then, the language used to name the behaviors was evaluated in order to identify grammatical problems and propose a new appropriate language, if necessary. After these steps, 244 classes of objective-behavior were proposed, organized into six general classes: 1) To characterize the purpose of Statistics in the construction of scientific knowledge; (2) Define basic statistical concepts for research planning; (3) Define basic statistical concepts to model reality from survey data; (4) Modeling reality from statistical resources and survey data; (5) Evaluate limitations, uses and consequences of statistical models; (6) Answer scientific questions with the help of Statistics. The proposition of classes of behavior increases the probability of their development in formal teaching contexts. Proposing objective behaviors is one of the tasks expected of the teacher. The more these proposals are described in a precise, clear and complete way, the more they can help the teacher to plan and execute teaching conditions aimed at developing behaviors that allow the learner to establish more effective relationships with the environment in which they live.
Palavras-chave: Análise do comportamento
Programação de condições para desenvolvimento de comportamentos
Educação estatística
Proposição de comportamentos-objetivo
Programação de ensino
Behavior analysis
Programming Conditions for Behavior Development
Statistical education
Proposition of objective behaviors
Teaching schedule
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FELIX, Gardenya da Silva. Proposição de comportamentos-objetivo para o ensino de estatística a graduandos em Psicologia. 2021. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/524
Data do documento: 2021
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