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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jéssica de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437894322830052pt_BR
dc.creatorAraujo, Eli de Matos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938829534785532pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T17:50:52Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-14T17:50:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAUJO, Eli de Matos. Interculturalidade no Curso de Licenciatura em Música da UFRR : currículo e prática pedagógica de seus acadêmicos-docentes. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/523-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a Master's research that aimed to understand how interculturality (QUEIROZ, 2017; WALSH, 2012) is/isn't present in the teaching practices of students from the Music Degree Course at the Universidade Federal de Roraima, who participated in the supervised internship and/orin teacher training programsas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e/ou do Programa Residência Pedagógica (PRP) and the relation these students have bounded between their teaching practices and the academic training they receive in the course. This research was draft from four specific objectives: a) to analyze the extent to which the students of the Course develop in their teaching practices a perspective of intercultural music education; b) verifying how the Pedagogical Project of the Course enables, or does not, an intercultural approach in the formation of undergraduates of the Course; c) to verify how the intercultural approach is present in the notices of teacher training programs (PIBID and PRP) for the year 2018 and d) verify how the intercultural approach is present in the Supervised Internship Regulation of the Course. The data of this research were collected from the documents referred to in the specific objectives and, in addition, also from the interviews carried out with three students from the Course, regarding the presence (or not) of interculturality in their academic-teaching practices in the teacher training activities that participated, having music as a sociocultural phenomenon (QUEIROZ, 2005). From the data analysis (BARDIN, 2011), this research brought us as an indication that: a) the analyzed documents present a majority amount of data based on cultural diversity, but when it comes to interculturality and counter-hegemonic indications, recurrences are minimal or non-existent; b) From the people interviewed's reports it can notice that the academic-teaching practices (university students) have a strong basis on the hegemonic curriculum, but with a view to pedagogical approaches that respect cultural/musical diversity, but limited in bringing it to the inside classroom debate regarding the social and cultural aspects present in the songs and c) there is an effort for interculturality to become part of the curriculum, but so far it has not been part of the academic training received by the undergraduates of the Course.Since the elements regarded in this research, the interculturality is interjected as a possibility that is still far from being part of the Course concerning the training of students who have music teaching as a tool that enables the debate on various socio-cultural issues such as prejudice, inequality and everything else able to marginalize and diminish the importance, not only of the human condition but of life as a whole in its ecosystem.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender como a interculturalidade(QUEIROZ, 2017; WALSH, 2012)se faz presente (ou não) nas práticas docentes de discentes do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima, que participaram do estágio supervisionado e/ou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e/ou do Programa Residência Pedagógica (PRP) e,quais relações estes discentes fazem entre suas práticas docentes e a formação acadêmica que recebem no Curso. Tal pesquisa foi delineada a partir de quatro objetivos específicos: a) analisar em que medida os alunos do Curso desenvolvem em suas práticas docentes uma perspectiva de educação musical intercultural;b) verificar como o Projeto Pedagógico do Curso possibilita, ou não, uma abordagem intercultural na formação de licenciandos do Curso;c) verificar como a abordagem intercultural se faz presente nos editais dos programas de formação docente (PIBID e PRP) do ano de 2018;e d) verificar como a abordagem intercultural se faz presente no Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso.Os dados obtidos nesta pesquisa foram extraídos dos documentos referidos nos objetivos específicos e além deles, também das entrevistas realizadas com três discentes do Curso, referente à presença (ou não) da interculturalidade em suas práticas acadêmicas-docentes nas atividades de formação docente que participaram, tendo a música como um fenômeno sociocultural (QUEIROZ, 2005). A partir da análise de dados(BARDIN, 2011), esta pesquisa nos trouxe como apontamento que: a) os documentos analisados apresentam em maior proporção dados sobre diversidade cultural, porém quando se trata de interculturalidade e indicativos contra-hegemônicos, as recorrências são mínimas ou inexistentes;b)nos relatos das pessoas entrevistadas é possível perceber que as práticas acadêmicas-docentes estão embasadas fortemente no currículo majoritariamente hegemônico, mas com vistas para abordagens pedagógicas que respeitam a diversidade cultural/musical, mas se limita ao trazê-la ao debate em sala de aula no que se refere aos aspectos socioculturais presentes nas músicas; e c)há esforço para que a interculturalidade passe a fazer parte do currículo, porém até o momento não faz parte da formação acadêmico-docente em geral, que discentes do Curso recebem.A partir dos aspectos abordados nesta pesquisa, a interculturalidade se inscreve como uma possibilidade ainda distante de estar presente no Curso no que tange à formação de discentes que tenham a docência das músicas como ferramenta que possibilita o debate sobre questões socioculturais diversas como preconceitos, desigualdades e tudo que possa marginalizar e diminuir a importância, não somente da condição humana, mas da vida como um todo em seu ecossistema.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-14T17:50:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Interculturalidade no Curso de Licenciatura em Música da UFRR... Araújo.pdf: 895097 bytes, checksum: ae5ba3eb2f58525e3435d82796253610 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectCultural Diversitypt_BR
dc.subjectEducação interculturalpt_BR
dc.subjectIntercultural educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInterculturalidade no Curso de Licenciatura em Música da UFRR : currículo e prática pedagógica de seus acadêmicos-docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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