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Tipo: Dissertação
Título: A constituição da docência de professores universitários do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior
Título(s) alternativo(s): The constitution of university teachers of Bachelor Degree in Nursing of a Higher Education Institution
Autor(es): Lemos, Dalila Marques
Primeiro Orientador: Menin, Pedro Augusto Hercks
Resumo: A docência vem sendo estudada sob diferentes perspectivas interessadas na compreensão do “ser professor” e de todas as interações que dela decorrem. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a constituição da docência de professores do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição pública. O presente trabalho integra estudos sobre formação de professores e práticas educativas, nomeadamente a linha de pesquisa 1 do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima (PPGE/UFRR). É um estudo qualitativo com características de Pesquisa Participante. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores universitários do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade brasileira localizada na região norte. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se a aplicação de questionário e entrevista semiestruturada cujos dados foram analisados por meio da Análise de conteúdo de Bardin (2016). Especificamente, esta pesquisa tratou de conhecer os saberes docentes na área de educação em enfermagem; apresentar a trajetória pessoal e profissional dos professores e; identificar o sentido dado aos conhecimentos pedagógicos na docência em enfermagem. Foi necessário, para isso, realizar revisão de literatura com a finalidade de conhecer investigações a respeito da temática central, foi elaborado, também, um estado do conhecimento de base bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido para conhecer a produção científica brasileira sobre a constituição da docência em enfermagem nos últimos vinte anos (2001- 2020). De modo geral, evidenciou-se o principal achado dessa etapa da presente pesquisa, qual seja: a constituição da docência e, especificamente, da docência em enfermagem é dinâmica e diversificada uma vez que os trabalhos versaram sobre a formação e desenvolvimento profissional, teoria e prática, ensino em instituições do setor público e privado, políticas educacionais, precarização e condições do trabalho docente e construção de competências. Nesse sentido, resolvemos categorizar os resultados da entrevista realizada com os participantes em 03 grandes linhas temáticas, cada uma composta por 03 subcategorias: caminhos da docência no ensino de Enfermagem – trajetórias e a complementação prática da assistência; os saberes docentes no ensino de enfermagem e; desafios e esperanças da docência universitária em enfermagem. A perspectiva da docência foi sendo cultivada nas experiências da vida: crescimento dentro do ambiente escolar, grupo de estudos, familiares que são professores, familiares que são enfermeiros, convívio com profissionais da área da saúde, engajamento político que leva para inclusão de minorias. Contudo, os conhecimentos pedagógicos não estiverem tão presentes na educação formal na graduação e pós-graduação. Quando perguntados sobre narrativas de aulas, os participantes levantaram questões concernentes a sentimentos como insegurança, timidez, perfil de aluno questionador; necessidade da prática profissional da assistência como possibilidade de complementação do que é ensinado em sala de aula; existência de fragmentação entre o cargo de professor e do profissional enfermeiro.
Abstract: Teaching has been studied from different perspectives interested in understanding “being a teacher” and all the interactions that result from it. This research aims to understand the constitution of the teaching of professors in the Bachelor of Nursing course at a public institution. This work integrates studies on teacher training and educational practices, namely research line 1 of the Graduate Program in Education at the Federal University of Roraima (PPGE/UFRR). It is a qualitative study with Participant Research characteristics. The research subjects were 10 university professors from the undergraduate nursing course at a Brazilian university located in the northern region. As a data collection technique, we used the application of a questionnaire and semi-structured interviews whose data were analyzed using Bardin's Content Analysis (2016). Specifically, this research dealt with knowing the teaching knowledge in the area of nursing education; present the personal and professional trajectory of teachers and; identify the meaning given to pedagogical knowledge in nursing teaching. For this, it was necessary to carry out a literature review in order to know investigations about the central theme. A state of knowledge of a bibliographic base was also elaborated, with a quantitative-qualitative approach, developed to know the Brazilian scientific production on the constitution of nursing teaching in the last twenty years (2001-2020). In general, the main finding of this stage of the present research was evidenced, namely: the constitution of teaching and, specifically, teaching in nursing is dynamic and diversified since the works were about professional training and development, theory and practice, teaching in public and private sector institutions, educational policies, precariousness and conditions of teaching work, and building skills. In this sense, we decided to categorize the results of the interview conducted with the participants into 03 main thematic lines, each one composed of 03 subcategories: teaching paths in Nursing education – trajectories and practical complementation of care; teaching knowledge in nursing education and; challenges and hopes of university teaching in nursing. The teaching perspective was being cultivated in life experiences: growth within the school environment, study group, family members who are teachers, family members who are nurses, interaction with health professionals, political engagement that leads to inclusion, a minority. However, pedagogical knowledge is not so present in formal education at undergraduate and graduate levels. When asked about class narratives, participants raised questions concerning feelings such as insecurity, shyness, inquisitive student profile; need for professional care practice as a possibility to complement what is taught in the classroom; existence of fragmentation between the position of professor and professional nurse.
Palavras-chave: Ensino de Enfermagem
Saberes docentes
Trajetória pessoal e profissional
Nursing education
Teaching knowledge
Personal and professional trajectory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LEMOS, Dalila Marques. A constituição da docência de professores universitários do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/519
Data do documento: 2021
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