Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/518
Tipo: Dissertação
Título: O estudante surdo em cursos técnicos de nível médio e seu processo formativo na perspectiva inclusiva
Título(s) alternativo(s): The deaf student in high school technical ptograms and their training process in an inclusive perspective
Autor(es): Policarpo, Antonia Luzivan Moreira
Primeiro Orientador: Barberena, Cinara Franco Rechico
Resumo: A investigação proposta nesta pesquisa se insere na temática que suscita problematizações sobre os discursos que envolvem os processos formativos de estudantes surdos em cursos técnicos de nível médio. O estudo foi realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Roraima, por meio da linha de pesquisa, Educação e Processos Inclusivos, com o objetivo de analisar como é caracterizado o perfil do estudante surdo nos cursos técnicos de nível médio, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista, a partir dos discursos que instituem seu processo formativo na perspectiva inclusiva. Para sustentação desta pesquisa, cuja temática, envolveu diferentes áreas de investigação que atravessam a educação de surdo, entre as quais destaco, a Educação Especial na perspectiva da inclusão e os Estudos Surdos. Nessa perspectiva, busquei apoio teórico em autores das áreas acima citadas e do campo dos Estudos Culturais em Educação. A motivação da investigação se deu pela carência de compreender os impactos que as políticas promovem nos modos de viver e pensar dos sujeitos surdos, tanto no contexto escolar e social, como sobre o sentido dado às práticas de ensinar e aprender e a maneira como os estudantes surdos concebem os conhecimentos produzidos, no contexto da educação profissional. A organização didática e metodológica desse estudo, possui ênfase na pesquisa qualitativa do tipo descritiva e procurou distribuir as ações em dois momentos. No primeiro, ocorreu a seleção da materialidade de estudo referente aos documentos legais que compõem o acervo institucional do lócus da pesquisa, a saber: o Plano de Desenvolvimento Institucional; Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos e a Organização Didática. No segundo momento, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores de cursos técnicos, tradutores/intérpretes de Libras e estudantes surdos. Para operacionalizar a análise do material coletado, busquei apoio na noção de discurso como a principal ferramenta analítica e direcionei o olhar para entender o pensamento constituído dentro do espaço da investigação, pela perspectiva do pensamento de Michel Foucault. Com base na pesquisa, foi possível constatar que o perfil formativo do estudante surdo que frequenta os cursos técnicos no Campus Boa Vista, não se diferencia dos demais, visto que todos estão inseridos em discursos e práticas normatizadas pelas diretrizes administrativas e políticas educacionais que controlam e regulam o fazer pedagógico, para essa modalidade e nível de ensino. Cenário, no qual as políticas institucionais formam o conjunto de normas e disciplinas, funcionam como ferramentas que refletem as relações de poder e saber e interferem nos modos de produzir subjetividades e identidades nesse espaço. Contudo ficou visível na pesquisa que a condução das ações pedagógicas e políticas institucionais nem sempre consideram as necessidades e interesses dos estudantes surdos. Isso ocorre, quando negam a diferença sociocultural e linguística desses sujeitos, descaracterizando e submetendo-os a tipos de ensino-aprendizagem pensados para o padrão ouvinte. Portanto, conclui-se que a acessibilidade e a permanência objetivam promover o êxito dos estudantes no que se refere a aprendizagem, para que sejam aprovados e concluam o curso. E nesse sentido, a construção formativa no IFRR/CBV, busca investir em práticas de ensino para a permanência e êxito de todos os estudantes com foco na inclusão da diversidade e trabalha na intenção de potencializar o desenvolvimento das habilidades e competências a serem requeridas nos cursos técnicos.
Abstract: The investigation proposed in this research is inserted in a theme that enhances questions about the training processes of deaf students in high school technical programs. The study was carried out within the scope of the Graduate Program in Education at the Federal University of Roraima, through the line of research Education and Inclusive Processes, with the aim of analyzing how the profile of deaf students is characterized in high school technical programs, offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima / Boa Vista Campus, based on speeches that establish their training process in an inclusive perspective. To support this research, which field involves cross studies on different academic areas about the education of deaf people, I highlighted Special Education in an inclusive perspective and Deaf Studies. From this perspective, I sought theoretical support from authors in the aforementioned areas and in the field of Cultural Studies in Education. The motivation for this investigation was the need to understand the impacts that public policies promote on the ways of living and thinking of deaf people, both in school and social contexts, as well as on the meaning given to teaching and learning practices and the way in which deaf students conceive the produced knowledge in the context of professional education. The didactic and methodological organization of this study has an emphasis on qualitative descriptive research and sought to distribute the actions in two moments. At first, there was the selection of the materiality of the study referring to the legal documents that make up the institutional collection of the research locus, namely: the Institutional Development Plan; Pedagogical Projects of Technical Programs and their Didactic Organization. Secondly, data collection took place through semi-structured interviews with teachers, technical programs coordinators, translators/interpreters of Libras (Brazilian sign language) and deaf students themselves. To operationalize the analysis of the collected material, I sought support on the notion of speech as the main analytical tool and directed my gaze to understand the constituted thinking within this field of investigation, through a perspective of Michel Foucault's reasoning. Based on the research, it was possible to verify that the educational profile of deaf students who attend technical programs at the Boa Vista Campus is not different from the others, as they are all inserted in speeches and practices standardized by administrative guidelines and educational policies that control and regulate the pedagogical practice, for this modality and level of education. This scenario, in which institutional policies form the set of norms and disciplines, work as a tool that reflect the relations of power and knowledge and interfere in the ways of producing subjectivities and identities within this space. However, it was noticed in this research that the conduction of pedagogical actions and institutional policies do not always consider the needs and interests of deaf students. This occurs when they deny the sociocultural and linguistic differences of these subjects, de-characterizing and submitting them to teaching-learning models designed for a regular listening pattern. Therefore, it is concluded that accessibility and permanence aims to promote learning success of students, so that they are approved and complete their programs. In this sense, the formative construction at the IFRR/CBV seeks to invest in teaching practices for the permanence and success of all students with a focus on the inclusion of diversity and it works with the intention of enhancing the development of skills and competences to be required in technical programs.
Palavras-chave: Estudante surdo
Inclusão
Cursos técnicos
Processo formativo
Deaf student
Inclusion
Technical courses
Formative process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: POLICARPO, Antonia Luzivan Moreira. O estudante surdo em cursos técnicos de nível médio e seu processo formativo na perspectiva inclusiva. 2021. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/518
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estudante surdo em cursos técnicos de nível médio e seu processo formativo na perspectiva inclusica... Policarpo.pdfDissertação1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons