Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/517
Tipo: Dissertação
Título: Violência e processos inclusivos em escolas de ensino fundamental anos finais-Boa Vista-RR
Título(s) alternativo(s): Violence and inclusive processes in elementary school final years-Boa Vista-RR
Autor(es): Pereira, Angelica de Almeida
Primeiro Orientador: Lirio, Flávio Corsini
Resumo: O estudo apresentado parte das primícias com a preocupação social da violência sofrida por crianças e adolescentes, e do papel da escola como instituição que promove a educação por meio de processos inclusivos no contexto escolar. A interface entre a violência na escola e meio de processos inclusivos está conectada, primeiramente, às situações de violências na escola, depois com a visão de que maneira as situações de violência vivenciadas pelos alunos repercutem nos processos inclusivos na escola, pois, é na infância que são construídos os saberes, na formação dos conceitos, das relações, da assimilação de laços afeto expressivos na sociedade. Trata-se de um estudo caso, com a abordagem do tipo qualitativa para evidenciar a problematização do fenômeno social da violência junto aos processos inclusivos. Os tipos de coletas dados foram a análise documental e entrevista por meio do grupo focal, através da utilização de um roteiro semiestruturado A interpretação dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo com o objetivo compreender as situações violência presentes no contexto escolar junto aos processos inclusivos de alunos no Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública de Boa Vista – RR, onde os sujeitos foram discentes do nono ano. Constatou-se com base na sistematização dos registros e análise registros e análise dados que a inclusão é considerada como aspecto da socialização das relações estabelecidas entre os sujeitos, vai além do currículo estabelecido para a aprendizagem, ou espaço físico que as concebe, e os limites ou possibilidades dos sujeitos, nesse contexto, assim como o envolvimento entre alunos e a motivação de acolhimento se manifestando em respeito à diferença e à diversidade e a própria ação entre os pares. Em contraponto, são sinalizadas pelos sujeitos diversas situações de violência vivenciadas ou percebidas por eles, dentro e fora do espaço escolar. A ação violenta é percebida a partir da invasão do espaço ao mesmo tempo que reflete a importância da escuta e dos processos de intervenção pela mediação de conflitos. As violências vivenciadas pelos alunos em outros ambientes externos à escola influenciam no contexto escolar. Todos são essenciais, professores, alunos, coordenação, orientação educacional, orientação psicológica educacional, direção, funcionários, atuação das lideranças de turmas, e a família, juntos na formação do sujeito para o enfrentamento à violência e a promoção de processos inclusivos, resgatando a cidadania, dignidade humana, abrindo espaço para experimentação e novas propostas de arranjos sociais.
Abstract: The study presented starts from the first fruits with the social concern of violence suffered by children and adolescents, and the role of the school as an institution that promotes education through inclusive processes in the school context. The interface between violence at school and the environment of inclusive processes is connected, firstly, to situations of violence at school, then with the view of how the situations of violence experienced by students have an impact on inclusive processes at school, as it is in childhood they are knowledge is constructed, in the formation of concepts, relationships, assimilation of expressive affection ties in society. This is a case study, with a qualitative approach to highlight the problematization of the social phenomenon of violence in inclusive processes. The types of data collection were document analysis and interview through the focus group, using a semi-structured script. Data interpretation was performed from content analysis in order understand the situations of violence present in the school context with the inclusive processes of students in Elementary School Final Years of a public school in Boa Vista - RR, where the subjects were ninth grade students. Based on the systematization of records and data analysis, it was found that inclusion is considered as an aspect of socialization of the relationships established between thethe subjects, it goes beyond the curriculum established for learning, or the physical space that conceives them, and the limits or possibilities of the subjects, in this context, as well as the involvement among students and the welcoming motivation, manifesting itself in respect to difference and diversity and the very action among peers. In contrast, different situations of violence experienced or perceived by them are signaled, by the subjects, inside and outside the school space. Violent action is perceived from the invasion of the other's space, while at the same time reflects the importance of listening and intervention processes through conflict mediation. The violence experienced by students in other environments outside the school influences the school context. All are essential, teachers, students, coordination, educational guidance, psychological guidance, direction, employees, role of class leaders, and the family, together in the formation of the subjec to face violence and promote inclusive processes, rescuing the citinship, human dignity, making room for experimentation and new proposals for a social arrangements.
Palavras-chave: Escola
Educação
Violência
Processos inclusivos
School
Education
Violence
Inclusive processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PEREIRA, Angelica de Almeida. Violência e processos inclusivos em escolas de ensino fundamental anos finais-Boa Vista-RR. 2021. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/517
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Violência e processos inclusivos em escola de Ensino Fundamental anos finais... Pereira.pdfDissertação1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons