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Tipo: Dissertação
Title: Contato linguístico na fronteira Brasil/Venezuela: produções textuais de hispanos aprendizes de PLE
Autor(es): Mota, Fabricio Paiva
Primeiro Orientador: Cruz, Maria Odileiz Sousa
Resumo: O fenômeno de línguas em contato não é recente. Desde a Antiguidade, povos circulam pelo planeta estabelecendo conexões com outros povos. No contexto brasileiro, o contato entre falantes de línguas diferentes é um fenômeno acentuado, principalmente nas zonas fronteiriças com os países da América do Sul. No cenário roraimense, extremo norte do Brasil, foco de nossa investigação, existem duas fronteiras: ao norte com a Venezuela e ao leste com a Guiana. Dada à localização geográfica, o estado de Roraima é um dos poucos no país com fronteiras trilíngues, cujas línguas oficiais são o Português, o Inglês e o Espanhol. Este trabalho tem por objetivo geral analisar o contato linguístico por meio de produções textuais de venezuelanos aprendizes de Português como Língua Estrangeira (PLE); os objetivos específicos são discutir propostas teórico-metodológicas sobre o contato linguístico entre Português e Espanhol, definir os tipos de contato linguístico presentes nas produções textuais de venezuelanos aprendizes de Português; caracterizar sociolinguisticamente o venezuelano aprendiz de Português como Língua Estrangeira. Para alcançarmos os objetivos propostos, analisamos vinte produções textuais de venezuelanos, baseando-nos nas categorias linguísticas: Alternância de Código, Transferência e Interferência linguísticas. Do ponto de vista linguístico, os resultados apontam para uma Alternância de Código intraoracional, concentrando-se no final da mesma oração; Transferência linguística do tipo ortográfica, em que o informante transferiu estruturas ortográficas do Espanhol para o Português; e Interferência também do tipo ortográfica, em que o aluno omitiu acento em palavras portuguesas e confundiu grafemas. Do ponto de vista sociolinguístico, nosso informante é do sexo feminino entre 20 e 54 anos, possui nível superior, reside na Venezuela e estuda português há aproximadamente 04 anos para fins acadêmico-profissionais. Tendo em vista um cenário multilíngue, como o apresentado entre Brasil/Venezuela, em que as fronteiras geográficas nem sempre correspondem com as linguísticas, concluímos que a Língua Portuguesa está ocupando uma posição privilegiada no extremo norte brasileiro nos últimos anos, sendo a inserção do curso de PLE em Pacaraima, uma prova disso. Dentre os fenômenos de contato linguístico relatados, a Interferência foi a mais produtiva nas produções textuais dos alunos, o que mostra a proximidade entre o Português e o Espanhol.
Abstract: The phenomenon of language contact is not new. Since old times, people roam the planet establishing connections with other people. In the Brazilian context, the contact between speakers of different languages is a prominent phenomenon, especially in border areas with countries of South America. Roraimense scenario, in the extreme north of Brazil, the focus of our investigation, there are two boundaries: Venezuela to the north and Guyana to the east. Given the geographical location, the state of Roraima is one of the few in the country with a trilingual border, whose official languages are Portuguese, English and Spanish. This work aims at analyzing language contact through textual productions of Venezuelans learners of Portuguese as a Foreign Language (PFL), the specific objectives are the discussion of theoretical-methodological proposals on language contact between Portuguese and Spanish, defining the types of linguistic contact presented in textual productions of Venezuelans learners of Portuguese; characterizing sociolinguistically the Venezuelan learner of Portuguese as a Foreign Language. To achieve the proposed objectives, we analyzed twenty textual productions of Venezuelans, based on the following linguistic categories, namely: Code Switching, Transfer and linguistic Interference. From a linguistic point of view, the results point to an Interactional Code Switching, concentrated on the end of the same sentence; linguistic transfer of Spelling type, in which the informant transferred orthographic structures of Spanish to Portuguese, and also interference of spelling type, in which the student omitted accent in Portuguese words and confused graphemes. From the sociolinguistic point of view, our informants are female between 20 and 54 years old, undergraduate level, live in Venezuela and have studied Portuguese for nearly 04 years for academic and professional purposes. Considering a multilingual scenario, as presented between Brazil/Venezuela, where geographical boundaries do not always correspond with the language, we conclude that the Portuguese language is occupying a privileged position in the Brazilian north end in recent years, with the inclusion of PFL course in Pacaraima as consequence of that. Among the reported phenomena of linguistic contact, Interference was the most productive in the textual productions of the students, showing the proximity between the Portuguese and Spanish.
Keywords: Alternância de Código
Transferência linguística
Interferência linguística
PLE
Fronteira
Code-switching
Transfer linguistic
Interference linguistic
Border Brasil/Venezuela
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/507
Issue Date: 2014
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