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http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/506
Tipo: | Dissertação |
Título: | A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula |
Autor(es): | Martins, Elecy Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Santos, Manoel Gomes dos |
Resumo: | Fundamentado na Sociolinguística Educacional, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar o tratamento da variação linguística nas aulas de língua portuguesa, especialmente, da concordância de número no sintagma nominal, durante a interação aluno/aluno e professor/aluno em uma sala do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR. O trabalho teve como foco os processos de identificação e conscientização dessa variação como parte do processo de monitoração e, consequentemente, do desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Através de uma análise microetnográfica dos processos interativos, registrados através de protocolos verbais e fundamentadas na Sociolinguística Interacional e Variacionista, pude observar que, apesar de o ensino de língua portuguesa implicar a pertinência da abordagem do tema variação linguística como conhecimento linguístico necessário ao aluno, esta ainda não se faz presente em sala. E, de forma complementar, detectei, também, nos documentos reguladores da prática do professor, a inobservância de aspectos voltados para o trato da variação linguística. |
Abstract: | Based on the Educational Sociolinguistics, this work presents the results of a research whose objective is to verify the treatment of the linguistics variation in the Portuguese classes, mainly regarding concordance of number in the nominal syntagma, during the interaction student/student and teacher/student in a class of the 6th grade of an elementary public school from Boa Vista, Roraima, focusing the processes of identification and awareness of this variation as part of the interactive process, registered through verbal protocols and based in the Interactional and Variational Sociolinguistics, I could observe that, despite the Portuguese Language teaching implicate in the pertinence of the approaching linguistics variation as necessary linguistics knowledge, it is not present in class yet. And in a complementary form, I also detected the inobservance of aspects regarding to the linguistics variation in the documents that rules the teachers’ practice. |
Palavras-chave: | Concordância de número no SN Monitoração Competência comunicativa Concordance of Number in the Nominal Syntagma Monitoring Communicative competence |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | MARTINS, Elecy Rodrigues. A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/506 |
Data do documento: | 2012 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A concordância de número no sintagma nominal_um olhar sobre a variação linguística... Martins.pdf | Dissertação | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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