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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Novais Néto, Lourival-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849943625384921pt_BR
dc.creatorOliveira, Cristina Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8337708645949339pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T21:00:41Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-08T21:00:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristina Nascimento de. Discursos do sagrado: o uso estratégico da linguagem em práticas do candomblé. 2012. 155f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/504-
dc.description.abstractThis study refers to the Discourse Analysis built in ritual practices of initiation into the Candomblé in a religious house Mina Jeje-Nagô called Ilê Axè Obá D’Alaguinã in Boa Vista, Roraima. Oriented by the theoretical assumptions of Semiolinguistic, the research seeks to establish a reference framework of the constituent elements of Candomblé, its symbolic system, initiation and construction of the sacred processes to understand the dynamics of the discourse in a historically oral tradition religion. Data collecting started in 2009, with weekly visits to the Candomblé meeting place (terreiro) in order to monitor several initiation rituals, establishing a network of contacts essential for the fieldwork. It was also possible the observation in loco of an initiation ritual into Candomblé in 2010 to understand the dynamic operation of that religion, thus realizing that the sacred is constituted in the ritual practices, adding the religious community where discourses are made. Three novices in Candomblé as well as the religious leaders of the Ilê Axè Obá D’Alaguinã and of the terreiro (meeting place) where it was originated – Abassá Afro-Brazilian Lego Xapanã – in Belém, state of Pará were interviewed. Such investigative assumptions concern about the genealogy of these traditional communities of Candomblé meeting place and of its discursive practices, understanding that the oral tradition of Candomblé express itself and is preserved in the religious initiation ceremonies, in a circularity that is not exhausted or extinguished. In this way, it is noticed that the discourse of Mãe Adansan Yatylyssalefan meets the response in her spiritual children, which legitimate it in the researched religious community.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo refere-se à análise do discurso construído nas práticas ritualísticas de iniciação ao Candomblé em uma casa religiosa de matriz Mina Jeje-Nagô, denominada Ilê Axé Obá D’Alaguinã, em Boa Vista, Roraima, Amazônia. A pesquisa, orientada pelos pressupostos teóricos da Semiolinguística, procura estabelecer um quadro de referência dos elementos constitutivos do Candomblé, seu sistema simbólico e seus processos de iniciação e constituição do sagrado para entender a dinâmica do discurso em uma religião de tradição historicamente oral. A coleta de dados iniciou em 2009, com visitas semanais ao terreiro para acompanhar rituais diversos, estabelecendo uma rede de contatos fundamental para o trabalho de campo. Também foi possível a observação in loco de um ritual de iniciação ao Candomblé, em 2010, para entender a dinâmica de funcionamento da referida religião, percebendo-se assim que é nas práticas ritualísticas que o sagrado se constitui, agregando a comunidade religiosa em torno dos discursos constituídos. Três iniciados foram entrevistados, bem como a liderança religiosa do Ilê Axé Obá D’Alaguinã e do terreiro que lhe deu origem – Abassá Afro-Brasileiro Lego Xapanã -, localizado em Belém do Pará. Tais pressupostos investigativos versam sobre a genealogia dessas comunidades tradicionais de terreiro e de suas práticas discursivas, compreendendo que a tradição oral do Candomblé manifesta-se e é preservada nas cerimônias de iniciação religiosa, em uma circularidade que não se esgota nem se extingue. Desta forma, percebe-se que o discurso de Mãe Adansan Yatylyssalefan encontra resposta em seus filhos de santo, que o legitimam perante a comunidade religiosa pesquisada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-08T21:00:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Discurso do sagrado_o uso estratégico da linguagem em práticas do Camdomblé... Oliveira.pdf: 1630954 bytes, checksum: 26e3a8b05bf13c8a953ab0d712b46101 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectRituais de iniciaçãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectInitiation ritualspt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDiscursos do sagrado: o uso estratégico da linguagem em práticas do candomblépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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