Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/499
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oyama, Maria Helena Valentim Duca | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6716330847011188 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Aline Cavalcante | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7538188700109319 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T18:41:50Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-03-08T18:41:50Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Aline Cavalcante. O riso e tudo o mais... interfaces literárias entre Simão Pessoa e Efraim Medina Reyes. 2012. 150f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/499 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene por objetivo analizar la risa y los elementos propiciadores de lo risible en las obras Alô, Doçura! – Os protocolos secretos da AMOAL (2008), del escritor amazonense Simão Pessoa y Era uma vez o amor mas tive que matá-lo (2006b) y “Técnicas de masturbación entre Batman y Robin” (2010), del escritor colombiano Efraim Medina Reyes, a la luz de los presupuestos teóricos, principalmente de Henri Bergson, Vladimir Propp y Mikhail Bakhtin. Por lo tanto, fue necesario discutir las relaciones literarias entre la Amazonia y América Latina e inserir los escritores en la narrativa contemporánea. También fue necesario estudiar los movimientos contra-culturales Generación Beat y Generación McOndo, así como la estética del realismo sucio, con el objetivo de verificar sus influencias en la producción literaria de los referidos escritores. A partir de la metodología utilizada, imbricada en la Literatura Comparada, busqué un diálogo entre el corpus ficticio y los presupuestos teóricos y percibí que el humor del riso medieval, o sea, el riso carnavalesco y grotesco, está presente todavía hoy en la contemporaneidad. Al final del análisis pude constatar que Simão Pessoa y Medina Reyes están filiados a la tradición literaria carnavalesca y a la estética de la risa. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar o riso e os elementos propiciadores do risível nas obras Alô, Doçura! – Os protocolos secretos da AMOAL (2008), do escritor amazonense Simão Pessoa, e Era uma vez o amor mas tive que matá-lo (2006b) e Técnicas de masturbación entre Batman y Robin (2010), do escritor colombiano Efraim Medina Reyes, à luz dos pressupostos teóricos, principalmente de Henri Bergson, Vladímir Propp e Mikhail Bakhtin. Para tanto, foi necessário discutir as relações literárias entre a Amazônia e a América Latina e inserir os escritores na narrativa contemporânea. Também foi necessário estudar os movimentos contraculturais Geração Beat e Geração McOndo, assim como a estética do realismo sujo, com o objetivo de verificar suas influências na produção literária dos referidos escritores. A partir da metodologia utilizada, imbricada na Literatura Comparada, busquei um diálogo entre o corpus ficcional e os pressupostos teóricos e percebi que o humor do riso medieval, ou seja, o riso carnavalizado e grotesco, está presente ainda hoje na contemporaneidade. Ao final da análise pude constatar que Simão Pessoa e Medina Reyes estão filiados à tradição literária carnavalesca e à estética do riso. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-03-08T18:41:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) O riso e tudo o mais... interfaces literárias entre Simão Pessoa e Efraim Medina Reyes... Ferreira.pdf: 919740 bytes, checksum: 0aa9f20508de0380a93de1bedf0be950 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-08T18:41:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) O riso e tudo o mais... interfaces literárias entre Simão Pessoa e Efraim Medina Reyes... Ferreira.pdf: 919740 bytes, checksum: 0aa9f20508de0380a93de1bedf0be950 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Simão Pessoa | pt_BR |
dc.subject | Efraim Medina Reyes | pt_BR |
dc.subject | Riso | pt_BR |
dc.subject | Risível | pt_BR |
dc.subject | Carnavalização | pt_BR |
dc.subject | Risa | pt_BR |
dc.subject | Risible | pt_BR |
dc.subject | Carnavalesco | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O riso e tudo o mais... interfaces literárias entre Simão Pessoa e Efraim Medina Reyes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O riso e tudo o mais... interfaces literárias entre Simão Pessoa e Efraim Medina Reyes... Ferreira.pdf | Dissertação | 898,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons