Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869534307232059pt_BR
dc.creatorLima, Fernanda Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3899364260046534pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-04T20:04:23Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-02-04T20:04:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Sousa. Professores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesa. 2015. 101f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/456-
dc.description.abstractThis study aims to examine how representations about the varieties of Englishin Bonfim influence on the identity construction of the English teacher in formation process. The Participants of this survey were seven teachers in training at the State University of Roraima at the nucleus of Bonfim municipality, in the bordering Brazil/ Guyana. Its foundation is guided by authors of Applied Linguistics of the area that, for its hybrid nature approaches from other fields of social and human sciences. So, to answer the goal that this research suggests we rely on the concept of social representations in theoretical perspective of Jodelet (1989) main contributor to the French sociologist Serge Moscovici. This research is qualitative ethnographic, a case study. The generation records was undertaken through participant observation , the construction of the field diary , the sociolinguistic survey , focus group and semi-structured interviews The analysis pointed prestigious representations of the British or American varieties and Guyanese variety seen in the representation of disfavor. Such representations were shown in intrinsic relationship as the way that researched people in their explained future action or as they say exercise their practice.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar como as representações sobre as variedades da Língua Inglesa em Bonfim influenciam na construção identitária do professor de inglês em formação. Os participantes dessa pesquisa foram sete professores em formação da Universidade Estadual de Roraima no núcleo do município de Bonfim, na fronteira Brasil/Guyana. Tem sua fundamentação guiada por autores da área da Linguística Aplicada que, por sua natureza híbrida aproxima-se de outros campos das ciências sociais e humana. Assim, para responder o objetivo que esta pesquisa propõe nos apoiamos no conceito de Representações Sociais na perspectiva teórica de Jodelet (1989) principal colaboradora do sociólogo francês Serge Moscovici. Esta pesquisa é qualitativa de cunho etnográfico, um estudo de caso. A geração de registros foi empreendida através da observação participante, da construção do diário de campo, do questionário sociolinguístico, do grupo focal e das entrevistas semiestruturadas. As análises apontaram representações prestigiosas sobre as variedades britânica ou americana e a variedade guyanense vista sob a representação de desprestígio. Tais representações mostraram-se em relação intrínseca quanto a forma que os sujeitos pesquisados explicam futuramente atuar ou como já afirmam exercer sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-02-04T20:04:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Professores em formação no contexto de fronteira Brasil_Guyana... Lima.pdf: 1185716 bytes, checksum: b363823198962dc1335140e7992732ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-04T20:04:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Professores em formação no contexto de fronteira Brasil_Guyana... Lima.pdf: 1185716 bytes, checksum: b363823198962dc1335140e7992732ac (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectVariadadespt_BR
dc.subjectProfessores em formaçãopt_BR
dc.subjectFonteira Brasil/ Guyanapt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectTeachers in formation processpt_BR
dc.subjectBorder Brazil/Guyanapt_BR
dc.subjectVarietiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleProfessores em formação no contexto de fronteira Brasil/ Guyana: representações sobre a língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeTeachers in information process in the border context Brazil/Guyana : representations about English languagept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professores em formação no contexto de fronteira Brasil_Guyana... Lima.pdfDissertação1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons