Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marcos Antônio Braga de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061174838028617pt_BR
dc.creatorDantas, Júlia Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072109304898862pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-04T18:33:19Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-01-04T18:33:19Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDANTAS, Júlia Medeiros. Estudantes Macuxi e a educação profissional: percepções sobre o ensino no Campus Amajari. 2019. 85f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/442-
dc.description.abstractThis work was developed within an interpretative critical perspective in order to approach the Macuxi student's perception of his experiences as a student at the Amajari Campus of the Federal Institute of Roraima (IFRR) through the narratives of indigenous students, having as main objective to interpret the perceptions of these students about their experience of attending high school integrated with the technician at the IFRR Amajari Campus. We sought the theoretical support of Education Anthropology to understand the facts in the context of professional education. The methodology used is ethnographic in the perspective of Peirano (2014), when problematizing that ethnography is not a method. Therefore, this ethnography was fostered from the narratives of indigenous students of the Macuxi ethnic group Mutamba, Três Corações and Aningal, regularly enrolled in this institute, seeking to elucidate the anxieties and frustrations of indigenous youth attended by a professional technical school that could be captured, documenting what has been developed in terms of education with indigenous youth and propose a reflection on the actions that are being developed within a pedagogical proposal in the context of interculturality.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica interpretativa com o intuito de abordar a percepção do estudante macuxi quanto suas experiências como discente no Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR) por meio das narrativas dos discentes indígenas, tendo como principal objetivo interpretar as percepções desses estudantes sobre a experiência de cursar o ensino médio integrado ao técnico no Campus Amajari do IFRR. Buscou-se o aporte teórico da Antropologia da Educação para compreensão dos fatos no contexto da educação profissional. A metodologia utilizada é de cunho etnográfico na perspectiva de Peirano (2014), quando problematiza que etnografia não é método. Portanto, esta etnografia foi fomentada a partir das narrativas de estudantes indígenas da etnia macuxi das comunidades Mutamba, Três Corações e Aningal, regularmente matriculados neste instituto, buscando elucidar os anseios e frustrações da juventude indígena atendida por uma escola técnica profissional que se pôde captar, documentando o que tem se desenvolvido em termos de educação com o jovem indígena e propor uma reflexão sobre as ações que estão sendo desenvolvidas dentro de uma proposta pedagógica no contexto da interculturalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2022-01-04T18:33:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Estudantes Macuxi e a educação profissional_percepções sobre o ensino no Campus Amajari... Dantas.pdf: 7509347 bytes, checksum: 1bde9a62e11d1e9ca6d1294018a3e7cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-04T18:33:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Estudantes Macuxi e a educação profissional_percepções sobre o ensino no Campus Amajari... Dantas.pdf: 7509347 bytes, checksum: 1bde9a62e11d1e9ca6d1294018a3e7cb (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGANTS - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectIFRRpt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectMacuxipt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectAmajaript_BR
dc.subjectIndigenous peoplespt_BR
dc.subjectInterculturalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleEstudantes Macuxi e a educação profissional : percepções sobre o ensino no Campus Amajaript_BR
dc.title.alternativeMacuxi students and the profissional education : perception about the education at Amajari Campuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGANTS - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudantes Macuxi e a educação profissional_percepções sobre o ensino no Campus Amajari... Dantas.pdfDissertação7,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons