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Tipo: Dissertação
Title: Estudantes Macuxi e a educação profissional : percepções sobre o ensino no Campus Amajari
Other Titles: Macuxi students and the profissional education : perception about the education at Amajari Campus
Autor(es): Dantas, Júlia Medeiros
Primeiro Orientador: Freitas, Marcos Antônio Braga de
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica interpretativa com o intuito de abordar a percepção do estudante macuxi quanto suas experiências como discente no Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR) por meio das narrativas dos discentes indígenas, tendo como principal objetivo interpretar as percepções desses estudantes sobre a experiência de cursar o ensino médio integrado ao técnico no Campus Amajari do IFRR. Buscou-se o aporte teórico da Antropologia da Educação para compreensão dos fatos no contexto da educação profissional. A metodologia utilizada é de cunho etnográfico na perspectiva de Peirano (2014), quando problematiza que etnografia não é método. Portanto, esta etnografia foi fomentada a partir das narrativas de estudantes indígenas da etnia macuxi das comunidades Mutamba, Três Corações e Aningal, regularmente matriculados neste instituto, buscando elucidar os anseios e frustrações da juventude indígena atendida por uma escola técnica profissional que se pôde captar, documentando o que tem se desenvolvido em termos de educação com o jovem indígena e propor uma reflexão sobre as ações que estão sendo desenvolvidas dentro de uma proposta pedagógica no contexto da interculturalidade.
Abstract: This work was developed within an interpretative critical perspective in order to approach the Macuxi student's perception of his experiences as a student at the Amajari Campus of the Federal Institute of Roraima (IFRR) through the narratives of indigenous students, having as main objective to interpret the perceptions of these students about their experience of attending high school integrated with the technician at the IFRR Amajari Campus. We sought the theoretical support of Education Anthropology to understand the facts in the context of professional education. The methodology used is ethnographic in the perspective of Peirano (2014), when problematizing that ethnography is not a method. Therefore, this ethnography was fostered from the narratives of indigenous students of the Macuxi ethnic group Mutamba, Três Corações and Aningal, regularly enrolled in this institute, seeking to elucidate the anxieties and frustrations of indigenous youth attended by a professional technical school that could be captured, documenting what has been developed in terms of education with indigenous youth and propose a reflection on the actions that are being developed within a pedagogical proposal in the context of interculturality.
Keywords: IFRR
Indígenas
Macuxi
Interculturalidade
Amajari
Indigenous peoples
Interculturality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGANTS - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Citation: DANTAS, Júlia Medeiros. Estudantes Macuxi e a educação profissional: percepções sobre o ensino no Campus Amajari. 2019. 85f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/442
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PPGANTS - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

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