Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/435
Tipo: Dissertação
Título: Educação escolar indígena : uma reflexão a partir da aplicação do método indutivo intercultural em Comunidades Indígenas de Roraima
Título(s) alternativo(s): Indigenous school education :a reflection from the application of the intercultural inductive method in indigenous of Roraima
Autor(es): Santos, Mávera Teixeira dos
Primeiro Orientador: Repetto, Maxim
Resumo: Como professora Macuxi, busco compreender o processo de escolarização vivenciado pelas comunidades indígenas em Roraima. Para tanto desenvolvemos uma reflexão e análise sobre experiências de professores indígenas em formação superior, que atuam e realizam estágios em comunidades indígenas. Assim buscamos alcançar os seguintes objetivos: a) compreender o processo de escolarização vivenciado nas comunidades indígenas em Roraima e seus impactos na vida comunitária; b) revisar os debates sobre educação intercultural; c) analisar trabalhos de estudantes do curso Licenciatura Intercultural que seguem uma linha teórica e metodológica baseada no Método Indutivo Intercultural. O Método Indutivo Intercultural busca problematizar o debate da educação escolar indígena, explorando possibilidades e desafios de construção de propostas educativas interculturais a partir das atividades sociais vivenciadas pela comunidade. Este processo me levou a buscar compreender o conceito de interculturalidade e o Método Indutivo Intercultural. Este estudo nos permitiu revisar propostas e práticas pedagógicas, os alcances possíveis nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, em especial no debate sobre a relação e contraste entre os conhecimentos indígenas e os conhecimentos escolares, dentro do debate do currículo escolar e das políticas públicas para educação escolar indígena em Roraima.
Abstract: As teacher Macuxi, I try to understand the process of schooling experienced by indigenous communities in Roraima. For that, we developed a reflection and analysis about the experiences of indigenous teachers in higher education, who work and carry out internships in indigenous communities. Thus, we seek to achieve the following objectives: a) to understand the process of schooling experienced in indigenous communities in Roraima and its impacts on community life; b) review the debates on intercultural education; c) analyze the works of students of the Intercultural Licentiate course who follow a theoretical and methodological line based on the Intercultural Inductive Method. The Intercultural Inductive Method seeks to problematize the debate of indigenous school education, exploring possibilities and challenges of constructing intercultural educational proposals based on the social activities experienced by the community. This process led me to seek to understand the concept of interculturality and the Intercultural Inductive Method. This study allowed us to review proposals and pedagogical practices, the possible scope in the Pedagogical Political Projects of the schools, especially in the debate about the relationship and contrast between indigenous knowledge and school knowledge, within the debate of the school curriculum and public policies for indigenous school education in Roraima.
Palavras-chave: Escolas indígenas
Interculturalidade
Método indutivo intercultural
Propostas pedagógicas
Indigenous schools
Interculturality
Intercultural inductive method
Pedagogical proposals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: SANTOS, Mávera Teixeira dos. Educação escolar indígena: uma reflexão a partir da aplicação do método indutivo intercultural em Comunidades Indígenas de Roraima. 2019. 106f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/435
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação escolar indígena_uma reflexão a partir da aplicação do método indutivo intercultural... Santos.pdfDissertação1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons