Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marcos Antônio Braga de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061174838028617pt_BR
dc.creatorSouza, Ana Cláudia Batista Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939902945998601pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-15T16:00:40Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-12-15T16:00:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Cláudia Batista Lima. Educação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RR. 2019. 144f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/414-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to analyze the 4th year science textbook, used in the Municipal School of Primary Education Teacher Glemíria Gonzaga Andrade, in the municipality of Boa Vista-RR, in 2017, in order to examine whether Environmental Education is in line with the current of social criticism. The research also aimed to understand the public education policy that was implemented in the municipality, which is Structured Teaching, prepared by the Instituto Alfa e Beto (IAB), in order to understand how it has interfered in the way the Environmental Education in the Municipal Education System, because the didactic book of Sciences is one of the instruments used to realize it. The method of research and analysis was the dialectic, with a qualitative approach, using the technical procedures of bibliographical, documentary and participatory survey, with field research, where questionnaires were applied to 4th grade teachers, who teach classes in the school where case study was carried out. The result showed that the Science textbook presents contents related to Environmental Education, however, approaching it in a way that is far from what is thought by a critical and emancipatory EA, containing several "areas of silence".pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se propôs analisar o livro didático de Ciências do 4º ano, utilizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Glemíria Gonzaga Andrade, no município de Boa Vista-RR, em 2017, com o objetivo de examinar se a Educação Ambiental se apresenta em consonância com a corrente da crítica social. A pesquisa objetivou, ainda, compreender a política pública de educação que foi implantada no município, que é o Ensino Estruturado, elaborado pelo Instituto Alfa e Beto (IAB), no intuito de verificar de que maneira esta tem interferido na forma como se trabalha a EA no Sistema de Ensino Municipal, pois o livro didático de Ciências é um dos instrumentos utilizados para concretizá-la. O método de pesquisa e análise foi o dialético, com abordagem qualitativa, utilizando-se dos procedimentos técnicos de levantamento bibliográfico, documental e participativo, com pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários para os professores de 4º ano, que ministram aulas na escola onde ocorreu o estudo de caso. O resultado mostrou que o livro didático de Ciências apresenta conteúdos relacionados à Educação Ambiental, abordando-a, no entanto, de maneira distanciada do que é pensado por uma Educação Ambiental crítica e emancipatória, contendo várias “áreas de silêncio”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirdoill Batalha (shirdoill.batalha@ufrr.br) on 2021-12-15T16:00:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação ambiental_análise do livro didático de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental em 2017... Souza.pdf: 3478700 bytes, checksum: 8149a2f8f99d34854f1b43e039726fc3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-15T16:00:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação ambiental_análise do livro didático de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental em 2017... Souza.pdf: 3478700 bytes, checksum: 8149a2f8f99d34854f1b43e039726fc3 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino estruturadopt_BR
dc.subjectDidactic bookpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectStructured teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEducação ambiental: análise do livro didático de Ciências do 4º ano do ensino fundamental em 2017 da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista – RRpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education: analysis of the textbook os science of the 4º year of elementary education in 2017 of the Municipal School Teacher Glemíria Gonzaga Andrade, Boa Vista-RRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação ambiental_análise do livro didático de Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental em 2017... Souza.pdfDissertação3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons