Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/387
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Joselito de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7059770609022356 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Samuel Macedo da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3747629832315615 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T16:50:38Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-11-30T16:50:38Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Samuel Macedo da. Números complexos: uma abordagem matricial. 2017. 73f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/387 | - |
dc.description.abstract | The present dissertation aims to present a different way of working the complex numbers in Basic Education, that occurs through ordered pairs or algebraic form. We use basic knowledge of matrix algebra. Here we present the matrix form of the complex numbers and demonstrate their basic properties, comparing them with those present in the mathematical literature. It stands out the matrix representation of the famous equation of Euler. Finally, a proposal of activity, based on problem solving, is presented to be developed by teachers and students of Basic Education. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma maneira diferenciada de trabalhar os números complexos no Ensino Médio, que se dá através de pares ordenados ou forma algébrica. Usa-se, para tanto, conhecimentos básicos da álgebra das matrizes. Apresenta-se aqui a forma matricial dos números complexos e demonstra-se suas propriedades básicas, comparando-as com aquelas presentes na literatura matemática. Destaca-se a representação matricial da famosa equação de Euler. Por fim, apresenta-se uma proposta de atividade, baseada na resolução de problemas, para ser desenvolvida por professores e alunos do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-11-30T16:50:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Números complexos... Silva.pdf: 2077736 bytes, checksum: 2cf4783fbdbaebc98cb4ff5126b5d2d7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-30T16:50:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Números complexos... Silva.pdf: 2077736 bytes, checksum: 2cf4783fbdbaebc98cb4ff5126b5d2d7 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROFMAT - Programa de Mestrado Nacional Profissional em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Números complexos | pt_BR |
dc.subject | Matrizes | pt_BR |
dc.subject | Forma matricial dos números complexos | pt_BR |
dc.subject | Complex numbers | - |
dc.subject | Matrices | - |
dc.subject | Matrix form of complex numbers | - |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Números complexos: uma abordagem matricial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Números complexos... Silva.pdf | Dissertação | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons