Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/386
Tipo: Dissertação
Título: Uso da leitura literária na formação social do aluno da EJA em Roraima
Título(s) alternativo(s): Use of literary reading in the social training of the student of the EJA in Roraima
Autor(es): Silva, Raquel de Paula
Primeiro Orientador: Carvalho, Fábio Almeida de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato das experiências docentes desenvolvidas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, com base na realização de atividades cotidianas de leitura de textos literários com estudantes de Boa vista, Roraima. Para tanto, primeiramente tornou-se necessário a construção de uma base teórica capaz de dar sustentação ao emprego de textos literários como meio de promoção da pessoa humana. E, devido às necessidades de adaptação da leitura de textos literários para estudantes da modalidade EJA, tornou-se necessário também compreender, de um ponto de vista histórico e antropológicos, as concepções que geraram e enformaram a hoje denominada EJA. Surgida do campo dos movimentos sociais que lutam em prol do desenvolvimento da educação popular, a história da educação de adultos passou por diferentes momentos desde seu surgimento até sua constituição como modalidade específica de ensino. Embasada em teóricos dos campos da literatura e da educação, foi possível relacionar a ideia da literatura como direito humano, tal como definido por Antonio Candido, com as discussões sobre os conceitos de cultura literária e de sujeito leitor, cujo objetivo último foi refletir sobre o processo de formação do sujeito social da EJA em Roraima.
Abstract: The present work has the objective of presenting an account of the teaching experience in the Education of Young and Adults with the accomplishment of daily activities of literary reading. The study proposes to build a theoretical framework, starting with the reading of great names of Literature, Literary Criticism, Philosophy and Sociology of Literature, thus undertaking the construction of a base of theories that support the use of literature as a means of human promotion. Another activity proposed by the work was to carry out a historical survey of the conceptions that generated the now called EJA. Promoted by social movements in favor of popular education, adult education, having as one of the great mentors and defenders Paulo Freire went through several important moments in his constitution as a modality. With the theoretical bases on literature and education established in this work, the idea of literature as a human right of Antonio Candido was therefore related to discussions about the concept of literary culture and subject reader to bring to the reflection some considerations about the process of formation of the social subject.
Palavras-chave: Leitura literária
Educação de Jovens e Adultos
Sujeito social
Reading literature
Education of Young and Adults
Social subject
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: SILVA, Raquel de Paula. Uso da leitura literária na formação social do aluno da EJA em Roraima. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/386
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso da leitura literária na formação social do aluno... Silva.pdfDissertação1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons