Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Maria Luiza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0503153410603827pt_BR
dc.creatorMatos, Rachel Pinheiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0503153410603827pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T19:49:47Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-11-25T19:49:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMATOS, Rachel Pinheiro de. História e cultura dos povos indígenas do Brasil na educação: implicações da Lei nº 11.645/08 no referencial curricular da rede pública estadual de Roraima para o ensino médio. 2017. 108f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/382-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the proposals for approaching indigenous culture and history included in the 2012 High School Curricular Framework of Roraima state-government schools (RECEM/RR) after the promulgation of Statute N. 11.645/08. The need to understand and debate this theme arises from the obligation to comply with the statute in reference to RECEM/RR. The understanding of the different meanings attributed to the concepts of multiculturalism and interculturality, from the perspective of the curricular referential, is necessary, since it allows a new rethink that ensures the production of new strategies of insertion of approaches on the indigenous theme in the classroom. The possibilities of RECEM/RR and its conceptual approaches about the theme within the subject of history were discussed. Methodologically, the bibliographic study was combined with documentary analysis on the subject using content analysis with pre-established categories to achieve the objectives proposed in this research.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de abordagem sobre cultura e história indígenas inseridas após a edição da lei nº 11.645/08 no Referencial Curricular da Rede Pública Estadual para o Ensino Médio em Roraima de 2012 – RECEM/RR, em específico na disciplina de História. A necessidade de entender e debater este tema surge com o marco dos ditames inseridos pela lei no que tange aos conteúdos educacionais e o que de fato tem sido exposto no Referencial curricular. A compreensão dos diferentes sentidos atribuídos aos conceitos de multiculturalismo e interculturalidade, a partir da perspectiva do referencial curricular, é necessária, pois possibilita um novo repensar que assegura a produção de novas estratégias de inserção de abordagens sobre a temática indígena na sala de aula. Discutiram-se as possibilidades do Referencial Curricular Estadual e suas abordagens conceituais acerca do tema dentro da disciplina de História. Metodologicamente foi combinado o estudo bibliográfico com análise documental sobre o tema utilizando-se da análise de conteúdo com categorias preestabelecidas para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-11-25T19:49:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) História e cultura dos povos indígenas na educação... Matos.pdf: 1124613 bytes, checksum: 3feaad1b2a9be031100b27df89474913 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-25T19:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) História e cultura dos povos indígenas na educação... Matos.pdf: 1124613 bytes, checksum: 3feaad1b2a9be031100b27df89474913 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectReferencial curricularpt_BR
dc.subjectLei nº 11.645/08pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectCurricular frame workpt_BR
dc.subjectStatute n. 11.645/08pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectIndigenous peoplept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleHistória e cultura dos povos indígenas do Brasil na educação : implicações da Lei nº 11.645/08 no referencial curricular da rede pública estadual de Roraima para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
História e cultura dos povos indígenas na educação... Matos.pdfDissertação1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons