Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Olendina de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491620499449405pt_BR
dc.creatorAbraham, Felician Andre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0503106007077570pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-24T20:15:42Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-11-24T20:15:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationABRAHAM, Felician Andre. Educação escolar indígena: a experiência dos Wapixana da aldeia Maruranau, Sul do Rupununi. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/380-
dc.description.abstractThe home of the Wapishanas (Arawaks) is the South Rupununi Region 9 comprised of 17 indigenous villages and has a population of 8,395 inhabitants. The development of this research occurred through the analysis of narratives of some residents from Maruranau village. Henceforth, the aim of the study seeks to comprehend the constitution process of formal education in the indigenous community from the villagers’ experiences of formal learning offered to them through their interviews which generated an understanding how they perceive formal education in their village. The first chapter deals with formal education in Guyana, from the colonial period to the present, emphasizing its modifications over the years and its introduction to the Wapishanas in the South Rupununi. The second chapter addresses historical aspects of location, population and general sociocultural observations of the Wapishanas. The third chapter relates from the field research the history of the school and community to present, also the experience of formal education among the Wapishanas and the responses they gave of the model of education which has been proposed to them.pt_BR
dc.description.resumoA morada dos Wapixana (Arawak) são os campos do Sul do Rupununi da Região 9 composta por 17 malocas indígenas com 8.395 Wapixanas. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu por meio da análise das narrativas dos moradores da comunidade Maruranau. O objetivo do estudo é compreender o processo de constituição da educação escolar na comunidade Wapixana e as experiências dos moradores da aldeia sobre a educação oferecida a eles por meio de suas entrevistas que geraram uma compreensão como o povo percebe a educação escolar em sua aldeia. Com isso procurou-se apontar as experiências dos indígenas. Para tanto, este trabalho está dividido em três partes: O primeiro capítulo discorre sobre a educação escolar na Guiana, do período colonial aos nossos dias, enfatizando suas modificações no decorrer dos anos e sua introdução e entre os indígenas no Sul do Rupununi. O segundo aborda aspectos históricos, de localização, população e observações socioculturais gerais sobre os Wapixana. O terceiro capítulo trata da escola e da comunidade com o objetivo de apresentar, a partir do campo, a introdução e a experiência da educação escolar entre os Wapixana e as respostas que os mesmos têm dado ao modelo de educação que tem sido proposto a eles.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-11-24T20:15:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação escolar indígena... Abraham.pdf: 2279700 bytes, checksum: 691cc1b6ea63a1f4e26bad2c162337ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T20:15:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação escolar indígena... Abraham.pdf: 2279700 bytes, checksum: 691cc1b6ea63a1f4e26bad2c162337ba (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação escolar Wapixanapt_BR
dc.subjectNarrativas e experiênciaspt_BR
dc.subjectAldeia Maruranaupt_BR
dc.subjectPublic education Wapishanaspt_BR
dc.subjectNarratives and experiencespt_BR
dc.subjectMaruranau villagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEducação escolar indígena: a experiência dos Wapixana da aldeia Maruranau, Sul do Rupununipt_BR
dc.title.alternativeIndigenous school education: the experience of the Wapishanas of Maruranau village, South Rupununipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação escolar indígena... Abraham.pdfDissertação2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons