Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Olendina de Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2491620499449405 | pt_BR |
dc.creator | Abraham, Felician Andre | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0503106007077570 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T20:15:42Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-11-24T20:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ABRAHAM, Felician Andre. Educação escolar indígena: a experiência dos Wapixana da aldeia Maruranau, Sul do Rupununi. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/380 | - |
dc.description.abstract | The home of the Wapishanas (Arawaks) is the South Rupununi Region 9 comprised of 17 indigenous villages and has a population of 8,395 inhabitants. The development of this research occurred through the analysis of narratives of some residents from Maruranau village. Henceforth, the aim of the study seeks to comprehend the constitution process of formal education in the indigenous community from the villagers’ experiences of formal learning offered to them through their interviews which generated an understanding how they perceive formal education in their village. The first chapter deals with formal education in Guyana, from the colonial period to the present, emphasizing its modifications over the years and its introduction to the Wapishanas in the South Rupununi. The second chapter addresses historical aspects of location, population and general sociocultural observations of the Wapishanas. The third chapter relates from the field research the history of the school and community to present, also the experience of formal education among the Wapishanas and the responses they gave of the model of education which has been proposed to them. | pt_BR |
dc.description.resumo | A morada dos Wapixana (Arawak) são os campos do Sul do Rupununi da Região 9 composta por 17 malocas indígenas com 8.395 Wapixanas. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu por meio da análise das narrativas dos moradores da comunidade Maruranau. O objetivo do estudo é compreender o processo de constituição da educação escolar na comunidade Wapixana e as experiências dos moradores da aldeia sobre a educação oferecida a eles por meio de suas entrevistas que geraram uma compreensão como o povo percebe a educação escolar em sua aldeia. Com isso procurou-se apontar as experiências dos indígenas. Para tanto, este trabalho está dividido em três partes: O primeiro capítulo discorre sobre a educação escolar na Guiana, do período colonial aos nossos dias, enfatizando suas modificações no decorrer dos anos e sua introdução e entre os indígenas no Sul do Rupununi. O segundo aborda aspectos históricos, de localização, população e observações socioculturais gerais sobre os Wapixana. O terceiro capítulo trata da escola e da comunidade com o objetivo de apresentar, a partir do campo, a introdução e a experiência da educação escolar entre os Wapixana e as respostas que os mesmos têm dado ao modelo de educação que tem sido proposto a eles. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-11-24T20:15:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação escolar indígena... Abraham.pdf: 2279700 bytes, checksum: 691cc1b6ea63a1f4e26bad2c162337ba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-24T20:15:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação escolar indígena... Abraham.pdf: 2279700 bytes, checksum: 691cc1b6ea63a1f4e26bad2c162337ba (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação escolar Wapixana | pt_BR |
dc.subject | Narrativas e experiências | pt_BR |
dc.subject | Aldeia Maruranau | pt_BR |
dc.subject | Public education Wapishanas | pt_BR |
dc.subject | Narratives and experiences | pt_BR |
dc.subject | Maruranau village | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Educação escolar indígena: a experiência dos Wapixana da aldeia Maruranau, Sul do Rupununi | pt_BR |
dc.title.alternative | Indigenous school education: the experience of the Wapishanas of Maruranau village, South Rupununi | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação escolar indígena... Abraham.pdf | Dissertação | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons