Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/380
Tipo: Dissertação
Título: Educação escolar indígena: a experiência dos Wapixana da aldeia Maruranau, Sul do Rupununi
Título(s) alternativo(s): Indigenous school education: the experience of the Wapishanas of Maruranau village, South Rupununi
Autor(es): Abraham, Felician Andre
Primeiro Orientador: Cavalcante, Olendina de Carvalho
Resumo: A morada dos Wapixana (Arawak) são os campos do Sul do Rupununi da Região 9 composta por 17 malocas indígenas com 8.395 Wapixanas. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu por meio da análise das narrativas dos moradores da comunidade Maruranau. O objetivo do estudo é compreender o processo de constituição da educação escolar na comunidade Wapixana e as experiências dos moradores da aldeia sobre a educação oferecida a eles por meio de suas entrevistas que geraram uma compreensão como o povo percebe a educação escolar em sua aldeia. Com isso procurou-se apontar as experiências dos indígenas. Para tanto, este trabalho está dividido em três partes: O primeiro capítulo discorre sobre a educação escolar na Guiana, do período colonial aos nossos dias, enfatizando suas modificações no decorrer dos anos e sua introdução e entre os indígenas no Sul do Rupununi. O segundo aborda aspectos históricos, de localização, população e observações socioculturais gerais sobre os Wapixana. O terceiro capítulo trata da escola e da comunidade com o objetivo de apresentar, a partir do campo, a introdução e a experiência da educação escolar entre os Wapixana e as respostas que os mesmos têm dado ao modelo de educação que tem sido proposto a eles.
Abstract: The home of the Wapishanas (Arawaks) is the South Rupununi Region 9 comprised of 17 indigenous villages and has a population of 8,395 inhabitants. The development of this research occurred through the analysis of narratives of some residents from Maruranau village. Henceforth, the aim of the study seeks to comprehend the constitution process of formal education in the indigenous community from the villagers’ experiences of formal learning offered to them through their interviews which generated an understanding how they perceive formal education in their village. The first chapter deals with formal education in Guyana, from the colonial period to the present, emphasizing its modifications over the years and its introduction to the Wapishanas in the South Rupununi. The second chapter addresses historical aspects of location, population and general sociocultural observations of the Wapishanas. The third chapter relates from the field research the history of the school and community to present, also the experience of formal education among the Wapishanas and the responses they gave of the model of education which has been proposed to them.
Palavras-chave: Educação escolar Wapixana
Narrativas e experiências
Aldeia Maruranau
Public education Wapishanas
Narratives and experiences
Maruranau village
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: ABRAHAM, Felician Andre. Educação escolar indígena: a experiência dos Wapixana da aldeia Maruranau, Sul do Rupununi. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/380
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação escolar indígena... Abraham.pdfDissertação2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons