Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Ana Lúcia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4371106262063395pt_BR
dc.creatorMartino, Gildete Nunes de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4526985181612420pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T20:01:05Z-
dc.date.available2021-
dc.date.available2021-10-29T20:01:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARTINO, Gildete Nunes de Sousa. Educação na fronteira: desafios e perspectivas da educação escolar na fronteira Brasil-Guiana. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/369-
dc.description.abstractThe border school is challenged to rethink its practice and to find ways to work the diversity, since it is the meeting point of different people coming from different cultures, races and ethnicities, which coexist in the same space in which as relations are permeated by different family, cultural and social teachings. In view of this, we understand that it is relevant to know and discuss these issues. In this research, we seek to analyze the educational process and relations between Brazilian non-indigenous, indigenous and Guianese students of the Aldébaro José Alcântara School, located in the municipality of Bonfim-RR, which borders the Cooperative Republic of Guyana. The participants were educators and high school students. An analysis of the data showed that educators have difficulties in dealing with conflicting questions of prejudice and discrimination among students, especially those related to the challenges faced by indigenous students, coming from the nearby communities, pointing out the need to elaborate a Political Pedagogical Project and a Curriculum School, built from the cultural and ethnic reality of the school. The study considers that a school community should rethink its practice, in order to consider the diversity so strongly present in this border school.pt_BR
dc.description.resumoA escola de fronteira é desafiada a repensar a sua prática e a encontrar meios para trabalhar a diversidade, visto que é lócus de encontro de diferentes sujeitos oriundos de distintas culturas, raças e etnias, os quais convivem em um mesmo espaço em que as relações são permeadas por diferentes ensinamentos familiares, culturais e sociais. À vista disso, compreendemos ser relevante conhecer e discutir sobre estas questões. Nesta pesquisa se buscou analisar o processo educativo e as relações entre alunos brasileiros não indígenas, indígenas e guianenses da escola Aldébaro José Alcântara, localizada no município de Bonfim-RR, que faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Os participantes foram educadores e alunos do Ensino Médio. A análise dos dados mostrou que os educadores têm dificuldades em lidar com questões conflituosas de preconceito e de discriminação entre os discentes, sobretudo os relacionados aos desafios enfrentados pelos estudantes indígenas, oriundos das comunidades próximas, apontando a necessidade de elaborar um Projeto Político Pedagógico e um Currículo escolar, construído a partir da realidade cultural e étnica dessa escola. O estudo considera que a comunidade escolar deva repensar a sua prática, de modo a considerar a diversidade tão fortemente presente nessa escola de fronteira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-10-29T20:01:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação na fronteira _ desafios e perspectivas da educação escolar... Martino.pdf: 3605451 bytes, checksum: 45a8b18b9c930ad01f68c1d4cc95d2bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-29T20:01:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação na fronteira _ desafios e perspectivas da educação escolar... Martino.pdf: 3605451 bytes, checksum: 45a8b18b9c930ad01f68c1d4cc95d2bc (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEscola de Fronteirapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectProcesso educativopt_BR
dc.subjectRelações interculturaispt_BR
dc.subjectBorder Schoolpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectEducational processpt_BR
dc.subjectIntercultural relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEducação na fronteira : desafios e perspectivas da educação escolar na fronteira Brasil-Guianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação na fronteira _ desafios e perspectivas da educação escolar... Martino.pdfDissertação3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons