Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Ana Lúcia de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4371106262063395 | pt_BR |
dc.creator | Martino, Gildete Nunes de Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4526985181612420 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T20:01:05Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-10-29T20:01:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARTINO, Gildete Nunes de Sousa. Educação na fronteira: desafios e perspectivas da educação escolar na fronteira Brasil-Guiana. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/369 | - |
dc.description.abstract | The border school is challenged to rethink its practice and to find ways to work the diversity, since it is the meeting point of different people coming from different cultures, races and ethnicities, which coexist in the same space in which as relations are permeated by different family, cultural and social teachings. In view of this, we understand that it is relevant to know and discuss these issues. In this research, we seek to analyze the educational process and relations between Brazilian non-indigenous, indigenous and Guianese students of the Aldébaro José Alcântara School, located in the municipality of Bonfim-RR, which borders the Cooperative Republic of Guyana. The participants were educators and high school students. An analysis of the data showed that educators have difficulties in dealing with conflicting questions of prejudice and discrimination among students, especially those related to the challenges faced by indigenous students, coming from the nearby communities, pointing out the need to elaborate a Political Pedagogical Project and a Curriculum School, built from the cultural and ethnic reality of the school. The study considers that a school community should rethink its practice, in order to consider the diversity so strongly present in this border school. | pt_BR |
dc.description.resumo | A escola de fronteira é desafiada a repensar a sua prática e a encontrar meios para trabalhar a diversidade, visto que é lócus de encontro de diferentes sujeitos oriundos de distintas culturas, raças e etnias, os quais convivem em um mesmo espaço em que as relações são permeadas por diferentes ensinamentos familiares, culturais e sociais. À vista disso, compreendemos ser relevante conhecer e discutir sobre estas questões. Nesta pesquisa se buscou analisar o processo educativo e as relações entre alunos brasileiros não indígenas, indígenas e guianenses da escola Aldébaro José Alcântara, localizada no município de Bonfim-RR, que faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Os participantes foram educadores e alunos do Ensino Médio. A análise dos dados mostrou que os educadores têm dificuldades em lidar com questões conflituosas de preconceito e de discriminação entre os discentes, sobretudo os relacionados aos desafios enfrentados pelos estudantes indígenas, oriundos das comunidades próximas, apontando a necessidade de elaborar um Projeto Político Pedagógico e um Currículo escolar, construído a partir da realidade cultural e étnica dessa escola. O estudo considera que a comunidade escolar deva repensar a sua prática, de modo a considerar a diversidade tão fortemente presente nessa escola de fronteira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-10-29T20:01:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação na fronteira _ desafios e perspectivas da educação escolar... Martino.pdf: 3605451 bytes, checksum: 45a8b18b9c930ad01f68c1d4cc95d2bc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-29T20:01:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Educação na fronteira _ desafios e perspectivas da educação escolar... Martino.pdf: 3605451 bytes, checksum: 45a8b18b9c930ad01f68c1d4cc95d2bc (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola de Fronteira | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Processo educativo | pt_BR |
dc.subject | Relações interculturais | pt_BR |
dc.subject | Border School | pt_BR |
dc.subject | Diversity | pt_BR |
dc.subject | Educational process | pt_BR |
dc.subject | Intercultural relations | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Educação na fronteira : desafios e perspectivas da educação escolar na fronteira Brasil-Guiana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação na fronteira _ desafios e perspectivas da educação escolar... Martino.pdf | Dissertação | 3,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons