Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2869534307232059 | pt_BR |
dc.creator | Fonseca, Natália Barroncas da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9924424568106105 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T16:54:33Z | - |
dc.date.available | 2015-06-12 | - |
dc.date.available | 2021-09-24T16:54:33Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Natália Barroncas da. Construção identitária de alunos guianenses que estudam em Bonfim-RR. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/363 | - |
dc.description.abstract | This study aims to investigate how a socio-cultural-linguistic border context influences the constitution of the individual that lives and study there. This work is oriented under the bias of Applied Linguistics, a mixed area of research that is interested in new theories and dialogues with other areas of knowledge such as Cultural Studies and Sociolinguistics. This research is relevant to the academic community and to all the teachers that work in this educational system, by raising questions about linguistic minorities individuals, residents on the border who live and interact in an environment of cultural dimensions that moves bidirectionally and also complement each other, in the perspective of transculturality. This is an ethnographic study with predominantly qualitative research approach. The records were collected through participant observation, field diary and semi-structured interviews recorded in audio only with the permission of the individuals or their legal guardians. A total of 10 individuals were interviewed, 8 students, 1 teacher and 1 secretary of the school. The analysis undertaken indicated the marking of difference and identity of students by language. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo investigar como um contexto sócio-linguistico-cultural fronteiriço influencia na constituição do sujeito que ali mora e estuda. Esta é uma pesquisa orientada à luz da Linguística Aplicada, uma área de pesquisa que se interessa por novas teorizações e que dialoga com outras áreas do conhecimento, como Estudos Culturais e Sociolinguística. Esta pesquisa mostra-se pertinente à comunidade acadêmica e aos colegas professores atuantes no cenário educacional, por suscitar questionamentos acerca de sujeitos de minorias linguísticas, moradores na fronteira que convivem e interagem em um meio de dimensões culturais que se movimentam bidirecionalmente e também se complementam, na perspectiva da transculturalidade. Trata-se de um estudo de cunho etnográfico com abordagem de pesquisa predominantemente qualitativa. Os registros foram coletados através da observação participante, do diário de campo e das entrevistas semiestruturadas gravadas apenas em áudio mediante a autorização dos sujeitos ou de seus responsáveis. Um total de 10 (dez) sujeitos foram entrevistados, sendo 8 (oito) alunos, 1 (um) professor e 1 (uma) secretária da escola. As análises empreendidas indicaram a marcação da diferença e da identidade dos alunos pela língua. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-09-24T16:54:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Construção identitária de alunos guianenses..._Fonseca.pdf: 890954 bytes, checksum: 5ad33ac02a7e87eeff9867ef2f8fdda0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-24T16:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Construção identitária de alunos guianenses..._Fonseca.pdf: 890954 bytes, checksum: 5ad33ac02a7e87eeff9867ef2f8fdda0 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.description.sponsorship | Agência 2 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Roraima | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Minorias linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.subject | Linguistic minorities | pt_BR |
dc.subject | Applied linguistics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | Construção identitária de alunos guianenses que estudam em Bonfim-RR | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Construção identitária de alunos guianenses..._Fonseca.pdf | Dissertação | 870,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons