Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869534307232059pt_BR
dc.creatorFonseca, Natália Barroncas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924424568106105pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-24T16:54:33Z-
dc.date.available2015-06-12-
dc.date.available2021-09-24T16:54:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFONSECA, Natália Barroncas da. Construção identitária de alunos guianenses que estudam em Bonfim-RR. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/363-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how a socio-cultural-linguistic border context influences the constitution of the individual that lives and study there. This work is oriented under the bias of Applied Linguistics, a mixed area of research that is interested in new theories and dialogues with other areas of knowledge such as Cultural Studies and Sociolinguistics. This research is relevant to the academic community and to all the teachers that work in this educational system, by raising questions about linguistic minorities individuals, residents on the border who live and interact in an environment of cultural dimensions that moves bidirectionally and also complement each other, in the perspective of transculturality. This is an ethnographic study with predominantly qualitative research approach. The records were collected through participant observation, field diary and semi-structured interviews recorded in audio only with the permission of the individuals or their legal guardians. A total of 10 individuals were interviewed, 8 students, 1 teacher and 1 secretary of the school. The analysis undertaken indicated the marking of difference and identity of students by language.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar como um contexto sócio-linguistico-cultural fronteiriço influencia na constituição do sujeito que ali mora e estuda. Esta é uma pesquisa orientada à luz da Linguística Aplicada, uma área de pesquisa que se interessa por novas teorizações e que dialoga com outras áreas do conhecimento, como Estudos Culturais e Sociolinguística. Esta pesquisa mostra-se pertinente à comunidade acadêmica e aos colegas professores atuantes no cenário educacional, por suscitar questionamentos acerca de sujeitos de minorias linguísticas, moradores na fronteira que convivem e interagem em um meio de dimensões culturais que se movimentam bidirecionalmente e também se complementam, na perspectiva da transculturalidade. Trata-se de um estudo de cunho etnográfico com abordagem de pesquisa predominantemente qualitativa. Os registros foram coletados através da observação participante, do diário de campo e das entrevistas semiestruturadas gravadas apenas em áudio mediante a autorização dos sujeitos ou de seus responsáveis. Um total de 10 (dez) sujeitos foram entrevistados, sendo 8 (oito) alunos, 1 (um) professor e 1 (uma) secretária da escola. As análises empreendidas indicaram a marcação da diferença e da identidade dos alunos pela língua.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria Moreira Silva (angela.silva@ufrr.br) on 2021-09-24T16:54:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Construção identitária de alunos guianenses..._Fonseca.pdf: 890954 bytes, checksum: 5ad33ac02a7e87eeff9867ef2f8fdda0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-24T16:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Construção identitária de alunos guianenses..._Fonseca.pdf: 890954 bytes, checksum: 5ad33ac02a7e87eeff9867ef2f8fdda0 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.description.sponsorshipAgência 2pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectMinorias linguísticaspt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectLinguistic minoritiespt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleConstrução identitária de alunos guianenses que estudam em Bonfim-RRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Construção identitária de alunos guianenses..._Fonseca.pdfDissertação870,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons