Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Edson Damas da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7594316798005183pt_BR
dc.creatorRibeiro, Rafael Penela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790011694886320pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T19:37:30Z-
dc.date.available2020-12-10T19:37:30Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rafael Penela. Pagamento por Serviços Ecossistêmicos (PSE) de áreas protegidas e o desenvolvimento socioambiental de Roraima. 2018. 88f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/334-
dc.description.abstractThe great rise of environmentalism in the world has brought about radical changes in the daily lives of people everywhere. Preservationist and conservationist movements that had a romantic and recreational character at the outset acquired political, ideological, economic, philosophical and even religious or spiritual characteristics over time. The radicals of Deep Ecology or Ecocentrism fight for a pure and unspoiled environment. The moderates of Shallow Ecology defend technocentrism and anthropocentrism and reject the sacralization of nature because the best way to protect it is to integrateit with capitalism. Ecopoliticstries to harmonize these forces and put social issues in the focus of the environmental debate. Brazil, a country rich in natural resources, has almost 59% of its territory occupied by the Legal Amazon where only about 12% of the Brazilian population (just over 20 million people) produce only 8.5% of GDP. Due to the large amount of indigenous lands, legal reserves, national parks and other protected areas, the state of Roraima has the peculiarity of having 93% of its territory unavailablefor free economic exploitation. Besides assigning a high environmental cost to the local inhabitants, this scenario leads the poorest population to perform activities that are harmful to the environment, such as garimpo and the clearing of trees. Not infrequently, this leads to the marginalization of people who seek only to satisfy their basic needs, by virtue of the Brazilian legal system of a markedly repressive-punitive nature. The Socio-environmental Welfare State adopts pedagogic-incentive laws to encourage behavior through positive sanctions. Adopting economic instruments of a fiscal nature,such as payment for ecosystem services,materializes the protector-recipient principle, promotes the approximation of Ethics with Law, corrects market failures tointernalize social costs, and constitutes an efficient alternative to promote sustainable development in Roraima.pt_BR
dc.description.resumoA grande ascensão do ambientalismo no mundo provocou mudanças radicais no cotidiano das pessoas em todas as partes. Os movimentos preservacionistas e conservacionistas que tinham caráter recreativo e romântico no princípio, com o passar do tempo adquiriram cunho político-ideológico, econômico, filosófico e até religioso ou espiritual. Os radicais da Deep Ecology ou Ecologia Profunda adeptos do biocentrismo e do ecocentrismo lutam por um meio ambiente puro e imaculado. Os moderados da Shallow Ecologyou Ecologia Superficial defendem o tecnocentrismo e o antropocentrismo e rejeitam a sacralização da natureza pois a melhor forma de protege-la é integrando-a ao capitalismo. A Ecopolítica tenta harmonizar essas forças e colocar as questões sociais no foco do debate ambiental. O Brasil, um país rico em recursos naturais tem quase 59% de seu território ocupado pela Amazônia Legal onde vivem apenas cerca de 12% da população brasileira (pouco mais de 20 milhões de pessoas) que produzem somente 8,5% do PIB. Em virtude da grande quantidade de terras indígenas, reservas legais, parques nacionais e demais áreas protegidas, o estado de Roraima conta com a peculiaridade de ter 93% de seu território indisponíveis para a livre exploração econômica. Além de atribuir elevado custo ambiental aos habitantes locais, esse quadro leva a população mais carente a desempenhar atividades prejudiciais ao meio ambiente como o garimpo e a derrubada de árvores. Não raro, isso leva à marginalização de pessoas que buscam apenas satisfazer suas necessidades básicas, por força do ordenamento jurídico brasileiro de cunho marcadamente repressivo-punitivo. O Estado de Bem-Estar socioambiental adota leis de caráter pedagógico-incentivador para encorajar comportamentos através de sanções positivas. Adotar instrumentos econômicos de natureza fiscal,como o pagamento por serviços ecossistêmicos,materializa o princípio do protetor-recebedor, promove a aproximação da Ética com o Direito, corrige as falhas do mercado para internalizar os custos sociais e constitui eficiente alternativa de promoção do desenvolvimento sustentável de Roraima.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lauro Sousa (repositorio@ufrr.br) on 2020-12-10T19:37:30Z No. of bitstreams: 2 PAGAMENTO POR SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (PSE) DE ÁREAS PROTEGIDAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DE RORAIMA.pdf: 1180693 bytes, checksum: 8900a32f46fe20f9ecae3574f3efdf5e (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-10T19:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PAGAMENTO POR SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS (PSE) DE ÁREAS PROTEGIDAS E O DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DE RORAIMA.pdf: 1180693 bytes, checksum: 8900a32f46fe20f9ecae3574f3efdf5e (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Previous issue date: 2018-08-24en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNECAR - Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribept_BR
dc.publisher.programPPGDRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectPagamento por Serviços Ecossistêmicos (PSE) e/ou Ambientaispt_BR
dc.subjectEcopolíticapt_BR
dc.subjectFunção promocional do direitopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectPayment for ecosystem services (PSE) and/ or environmentalpt_BR
dc.subjectEcopoliticspt_BR
dc.subjectPromotional function of lawpt_BR
dc.subjectRegional developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titlePagamento por Serviços Ecossistêmicos (PSE) de áreas protegidas e o desenvolvimento socioambiental de Roraimapt_BR
dc.title.alternativePayment for Ecosystem Services (PSE) of protected areas and the social and environmental development of Roraimapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons