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Tipo: Dissertação
Título: O uso de técnicas de gamificação como auxílio a resolução de problemas no campo da análise combinatória
Autor(es): Aguiar, Igor Pereira
Primeiro Orientador: Silva, Luciano Ferreira
Resumo: O cenário educacional atual do Brasil, no que concerne a disciplina da matemática, é composto por estudantes que apresentam um dos piores rendimentos em uma escala global. Neste sentido, o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de elaborar um produto educacional que auxilie o ensino e a aprendizagem da matemática, sendo adotado, como estudo de caso, o conteúdo da análise combinatória. Para tanto, observou-se dados que revelam que os smartphones e tablets se popularizaram bastante ao longo dos últimos anos, a título de exemplo, contamos hoje no Brasil com mais smartphones ativos do que o próprio número de brasileiros. Analisamos ainda dados que mostram que os nossos jovens possuem certo fascínio pelos jogos digitais. Com base nessas informações adotou-se a estratégia de criar um protótipo para smartphones, no qual foram utilizadas técnicas de gamificação para motivar e engajar o aluno no ensino da análise combinatória, tendo como teoria pedagógica norteadora as técnicas de resolução de problemas de Polya. Com a finalidade de validar os objetivos deste trabalho foi realizada uma pesquisa com os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, escola localizada na zona central de Boa-Vista, Roraima. Antes e após a utilização do protótipo foram distribuídos questionários aos alunos e a alguns profissionais da área da educação e com a coleta dos dados obtidos foi possível realizar uma breve análise sobre alguns aspectos observados por esta pesquisa, tais como: facilidade no manuseio do aplicativo, fixação de conteúdos, entre outros. Essa análise nos levou a verificar que o desenvolvimento do protótipo contribuiu com ganhos positivos para o ensino da matemática.
Abstract: The current scenario of mathematics in Brazil consists of students who have one of the worst school performance in global scale. The present work was developed with the purpose of elaborating an educational product that helps the teaching and learning of mathematics, adopting the combinatorial analysis study area. It was observed data that show that smartphones and tablets have become very popular in recent years, for example, we have in Brazil more active smartphones than the number of Brazilians. We also analyze data that show that our young people have a certain fascination with digital games. Based on this information the strategy of creating a prototype for smartphones was adopted, in which gamification techniques were used to motivate and engage the student in the teaching of combinatorial analysis, using as pedagogical guiding theory Polya’s problem solving techniques. To validate the objectives of this study, a evaluation was carried out with high school students of the Ayrton Senna da Silva School, a school located in the central zone of Boa Vista, Roraima. Before and after the use of the prototype, questionnaires were distributed to students and some education professionals and with the collection of data obtained it was possible to carry out a brief analysis on some aspects of this research, such as: ease in handling the application, fixing contents, among others. This analysis led us to verify that the development of the prototype contributed with positive gains for the teaching of mathematics.
Palavras-chave: Educação matemática
Gamificação
Resolução de problemas
Análise combinatória
Aplicativo educacional
Mathematics education
Gamitification
Problem solving
Combinatorial analysis
Educational app
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: AGUIAR, Igor Pereira. O uso de técnicas de gamificação como auxílio a resolução de problemas no campo da análise combinatória. 2020. 78f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/333
Data do documento: 23-Mai-2019
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