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Tipo: Dissertação
Title: Língua(gem) e identidade em um contexto de formação de professores indígenas em Boa Vista (RR)
Autor(es): Cunha, Genilza Silva
Primeiro Orientador: Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes
Resumo: Linguagem e identidade em um contexto de formação de professores indígenas em Roraima é o resultado de uma pesquisa que busca construir as interpretações para as representações dos professores das etnias Makuxi e Wapichana a respeito da Língua Indígena e Língua Portuguesa e utilizadas no contexto da realização do curso de formação continuada “o Processo Interacional nas aulas de língua materna: textos em contextos”, ofertado pelo Centro Estadual de Formação de Professores - CEFORR. Considerando a complexidade linguística e cultural que envolvem os sujeitos desta pesquisa, investigamos o que essas línguas representam para seus falantes, como são usadas e legitimadas no ambiente da formação, sob o viés investigativo da Linguística Aplicada. Os registros analisados foram gerados etnograficamente, e o corpus investigativo é formado por diário de campo, entrevistas, análise de documentos e gravação, em áudio, das aulas. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa são: conceitos de representação e identidade propostos por Hall (1997; 2006; 2009); Woodward (2009); Silva (2009); conceito de cultura, analisado em Cuche (2002); Duranti (1997); Cunha (1986), entre outros; conceitos de língua(gem) propostos por Cavalcanti (1999; 2006); Maher (1996; 1998; 2007); Moita Lopes (2002; 2008), dentre outros. O diálogo com esses referenciais permitiu apresentar e discutir o conceito de representação, cultura e a relação destas com língua(gem) e identidade. Como foi observado na pesquisa, os processos de construção de identidades são revelados por meio das práticas discursivas. Estas práticas estão em interdependência com os processos cultural, histórico e orienta a construção dos significados produzidos socialmente. Os resultados apontaram que no contexto de realização do curso, a LP e a LI não ocuparam compartimentos isolados; havia um esforço, por parte dos professores indígenas participantes, em conjugar as práticas de produção textual nas duas línguas. Foi observado, também, que a construção de significados para LI e LP demonstram representações diferentes. Compreender essas diferenças em um ambiente de formação continuada para professores indígenas, como parte do processo de construção, permite desestabilizar representações e identidades fixas, possibilitando a construção de novos significados para as línguas.
Abstract: Language and identity in a context of formation of indigenous teachers in Roraima is the result of research that seeks to build interpretations for representations of teachers of Macushi and Wapichana ethnicities about the identity, Portuguese and Indigenous Language used in the context of the completion of the course continuing education "the interactional process in mother tongue classes: texts in contexts", offered by the State Center for Teacher education - CEFORR. Considering the linguistic and cultural complexity involving the subjects of this study, we investigated what these languages represent for their speakers, as they are used and legitimated in the formation of the environment under the investigative bias of Applied Linguistics. The records analyzed were generated ethnographic and investigative corpus consists of field diary, interviews, document analysis and recording, audio, school. The theoretical assumptions underlying this research are: representation and identity concepts proposed by Hall (1997; 2006; 2009); Woodward (2009); Silva (2009); concept of culture analyzed in Cuche (2002); Duranti (1997); Wedge (1996), among others; language concepts (gem) proposed by Cavalcanti (1999; 2006); Maher (1996; 1998; 2007); Moita Lopes (2002, 2008), among others. Dialogue with those benchmarks allowed to present and discuss the concept of representation, culture and their relationship to language (gem) and identity. As noted in the research, the identity construction processes are revealed through discursive practices. These practices are in interdependence with the cultural processes, historical and guides the construction of meanings produced socially. The results showed that in the context of completion of the course, the LP and LI not occupied isolated compartments; there was an effort by the participating indigenous teachers to combine the textual production practices in both languages. It was also observed that the construction of meanings for LI and LP show different representations. Understanding these differences in a continuous training environment for indigenous teachers, as part of the construction process, allows destabilize representations and fixed identities, allowing the construction of new meanings for languages.
Keywords: Linguagem
Formação de professores
Identidade cultural
Professores indígenas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/281
Issue Date: 2016
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