Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/280
Tipo: Dissertação
Título: Há classificadores verbais em libras?
Autor(es): Santos, Jaelson da Silva
Primeiro Orientador: Lanes, Elder José
Resumo: Os trabalhos descritivos sobre a Língua de Sinais Brasileira – LSB têm aumentado gradativamente, as pesquisas encontram-se voltadas paras diversas áreas: fonética, morfologia, sintaxe, semântica dentre outras. Por mais que existam estudos acerca do assunto tratado, sempre haverá lacunas. E é justamente em uma destas que a presente pesquisa está pautada, a existência ou não de classificadores verbais em LSB. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo investigar se de fato os verbos de movimento CAIR, ANDAR e PEGAR são classificadores verbais em LSB, haja vista que não há consenso entre autores quanto à existência destes. Para tanto, fizemos uso da corrente teórica da linguística cognitivo-funcional, uma vez que esta leva em consideração a linguagem em situações reais de uso, assim, por meio de seus conceitos analisamos se realmente estes verbos são classificadores verbais ou não. Os dados para análise são frutos de entrevistas com surdos roraimenses, registrados em vídeos. Em seguida, foram feitas descrições de como os sinais foram realizados, e destes selecionamos os que traziam os verbos já mencionados, desta forma pudemos verificar as peculiaridades de cada realização e, a partir destas, fizemos as análises que demostraram os seguintes resultados: nas frases com o elemento CAIR, os dados foram os mais variados, uma vez que as frases foram separadas em dois blocos, o primeiro com frases de cunho abstrato – metafórico, a segunda com frases de cunho concreto. As frases do primeiro bloco apresentaram grande variação de realização, ou seja, alguns sinais foram realizados totalmente diferente uns dos outros. Nestas frases, o verbo CAIR atuou apenas como verbo de movimento, e não como classificador. O único lugar em que esse verbo apresentou vestígios de Classificador foi em alguns dos exemplos de frases de cunho concreto. Já os outros dois elementos ANDAR e PEGAR atuaram apenas como verbos de movimento.
Abstract: The descriptive works on the Brazilian Sign Language - LSB, have increased gradually, the researches are aim for the several areas: phonetics, morphology, syntax, seman-tics among others. No matter how many studies there are, there are always going to be gaps, it is exactly in one of these that the present research is based upon, the presence or lack of the verbal classifiers in LSB. Thus, the present research aims to investigate if indeed the motion verbs FALL, WALK and CATCH understood here in the typology of Supalla (1986), are verbal classifiers in LSB, considering that there is no consensus between authors concerning the existence of these. For this, we made use of the theoretical line of the functional-cognitive linguistics, once it takes into ac-count the language in real use situations, thus, through its concepts we analyzed whether in fact these verbs are verbal classifiers or not. The data for analysis are the results of interviews recorded on video with Roraima’s Deaf. Then descriptions were made with the help of the Elan program for the signs detailed description, and out of these, we selected those that brought the verbs already mentioned, in this way we were able to verify the peculiarities of each achievement, and from these, we made the analysis that showed the following results: in the phrases with the FALL element the data varied the most, once the sentences were separated into two blocks, the first with phrases of metaphorical-abstract nature, the second with phrases of concrete nature. The sentences of the first block showed great variation of realization, in other words, some signs were perform very different from one another. In these sentences, the verb FALL acted only as motion verb, and not as classifier. The only place where this verb showed traces of classifier was in some of the examples of concrete nature phrases. As for the other two elements WALK and CATCH, they acted only as motion verbs.
Palavras-chave: Educação especial
Deficientes auditivos
Linguística
Libras
Classificadores verbais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/280
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Há classificadores verbais em libras?.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons