Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869534307232059pt_BR
dc.creatorRibeiro, Gilvania Ferreira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2580881115276505pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-30T23:07:04Z-
dc.date.available2020-03-30T23:07:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/277-
dc.description.abstractThis research aims to find out how to place the power relations between speaking teachers of majority and minority language in bilingual education for deaf students in a regular school in Boa Vista - RR, as well as observe how these subjects relate, considering the different languages involved in this process, Poruguese and the brazilian signs language (LIBRAS). This study has become essential because of the need to know a little more the reality of bilingual education of deaf students in mainstream schools, providing, subsidies to the debate on this issue among educators and researchers, allowing reveal some moorings in these students' education that need to be analyzed. This is a qualitative interpretativist research which was carried out in the light of Applied Linguistics, through participant observation, records in field diary, semi-structured interviews with three teachers, a deaf student and the interpreter that supports this student in his class. Analyses revealed inequalities in relations between the subjects and, in particular, the exclusion of the deaf student in educational processes.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo averiguar como ocorrem as relações de poder entre professores falantes de língua majoritária e minoritária na educação bilíngue para alunos surdos em uma escola regular em Boa Vista – RR, como também observar de que modo estes sujeitos se relacionam, tendo em vista, as diferentes línguas envolvidas neste processo, LP e Libras. A realização deste estudo tornou-se fundamental em virtude da necessidade de se conhecer um pouco mais a realidade da educação bilíngue dos alunos surdos nas escolas regulares, fornecendo assim, subsídios para o debate acerca desta questão entre educadores e pesquisadores, possibilitando revelar algumas amarras na educação destes alunos que necessitam ser analisadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista a qual foi realizada à luz da Linguística Aplicada, por meio da observação participante, de registros no diário de campo, de entrevistas semiestruturadas com três professores, uma aluna surda e a intérprete que apoia esta aluna em sua turma. As análises revelaram desigualdades nas relações entre os sujeitos da pesquisa e, notadamente, a exclusão da aluna surda nos processos educativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lauro Sousa (repositorio@ufrr.br) on 2020-03-30T23:07:04Z No. of bitstreams: 2 Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima.pdf: 1111926 bytes, checksum: cf4aa26adb9a74a10c459b748bc6b382 (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-30T23:07:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima.pdf: 1111926 bytes, checksum: cf4aa26adb9a74a10c459b748bc6b382 (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.programPPGL - Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDeficientes auditivospt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectInteração professor-alunopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleRelação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraimapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons