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Tipo: Dissertação
Título: Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
Autor(es): Ribeiro, Gilvania Ferreira da Silva
Primeiro Orientador: Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo averiguar como ocorrem as relações de poder entre professores falantes de língua majoritária e minoritária na educação bilíngue para alunos surdos em uma escola regular em Boa Vista – RR, como também observar de que modo estes sujeitos se relacionam, tendo em vista, as diferentes línguas envolvidas neste processo, LP e Libras. A realização deste estudo tornou-se fundamental em virtude da necessidade de se conhecer um pouco mais a realidade da educação bilíngue dos alunos surdos nas escolas regulares, fornecendo assim, subsídios para o debate acerca desta questão entre educadores e pesquisadores, possibilitando revelar algumas amarras na educação destes alunos que necessitam ser analisadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista a qual foi realizada à luz da Linguística Aplicada, por meio da observação participante, de registros no diário de campo, de entrevistas semiestruturadas com três professores, uma aluna surda e a intérprete que apoia esta aluna em sua turma. As análises revelaram desigualdades nas relações entre os sujeitos da pesquisa e, notadamente, a exclusão da aluna surda nos processos educativos.
Abstract: This research aims to find out how to place the power relations between speaking teachers of majority and minority language in bilingual education for deaf students in a regular school in Boa Vista - RR, as well as observe how these subjects relate, considering the different languages involved in this process, Poruguese and the brazilian signs language (LIBRAS). This study has become essential because of the need to know a little more the reality of bilingual education of deaf students in mainstream schools, providing, subsidies to the debate on this issue among educators and researchers, allowing reveal some moorings in these students' education that need to be analyzed. This is a qualitative interpretativist research which was carried out in the light of Applied Linguistics, through participant observation, records in field diary, semi-structured interviews with three teachers, a deaf student and the interpreter that supports this student in his class. Analyses revealed inequalities in relations between the subjects and, in particular, the exclusion of the deaf student in educational processes.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Deficientes auditivos
Educação especial
Educação bilíngue
Interação professor-aluno
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/277
Data do documento: 2016
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