Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/267
Tipo: Dissertação
Título: Subjetividade e docência Wapixana
Autor(es): Bentes, Marilda Vinhote
Primeiro Orientador: Santos, Manoel Gomes dos
Resumo: BENTES, Marilda Vinhote. Subjetividade e docência Wapixana, 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR, 2016. Com base em um paradigma cognitivo-funcional, este trabalho tem por objetivo analisar a construção da subjetividade de um docente Wapixana, considerando, em especial, aspectos relacionados à modalização, à avaliação e à evidencialidade. Da perspectiva cognitivo-funcional ou linguística baseada no uso, a subjetividade emerge no contexto discursivo-pragmático, no qual se dá a negociação e renovação de sentidos dos elementos léxico-gramaticais entre falante/escritor e destinatário/leitor em interação, em função de seus propósitos comunicativos. Assim, por meio de expressões linguísticas específicas usadas em seu discurso, o falante constrói uma representação de si, sua subjetividade. Aspectos relacionados ao ensino tomaram como base documentos legais e, considerando as especificidades de comunidades indígenas, direcionam-se para um processo intercultural e interacional. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa, na qual realizo um estudo de caso a partir de uma entrevista semiestruturada e gravada com o docente da disciplina de Língua Indígena Wapixana na Comunidade Serra do Truaru. Os resultados revelam uma subjetividade culturalmente marcada cujos anseios de proporcionar um ensino de qualidade enfrentam desafios no que diz respeito à carência de infraestrutura adequada e à perda gradativa de interesse de alunos e da comunidade pela disciplina de língua indígena Wapixana, especialmente, em função de influências da comunidade envolvente.
Abstract: BENTES, Marilda Vinhote. Subjetividade e docência Wapixana, 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) – Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista-RR, 2016. Based on a cognitive-functional paradigm, this work has the objective to analyze the construction of subjectivity of a Wapishana’s teacher, considering, in particular, aspects related to the modalization, evaluation and evidentiality. From the cognitive-functional perspective or Linguistics based on use, the subjectivity emerges in the discursive-pragmatic context, in which occurs the negotiation and renewal of meanings of lexical-grammatical elements between speaker/writer and recipient/reader in interaction, in function of their communicative purposes. Thus, by means of specific linguistic expressions used in his speech, the speaker builds a representation of himself, his subjectivity. Aspects related to the teaching took as basis some legal documents and, considering the specificities of indigenous communities, direct to an intercultural and interactional process. From the methodological point of view, the search falls in a qualitative perspective, in which I carry out a case study from a semi-structured interview and recorded with a teacher of an Indigenous Language discipline in the Serra do Truaru community. The results reveal subjectivity marked culturally whose desires to provide a quality teaching face challenges related to the lack of adequate infrastructure and the gradual loss of interest of students and the community by the taught discipline, especially in the function of the community surrounding influences.
Palavras-chave: Wapixana
Subjetividade
Eensino
Língua
Intercultural
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/267
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Subjetividade e docência Wapixana.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons