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Tipo: Dissertação
Título: A crianção de boi em terras indígenas do lavrado
Autor(es): Oliveira, Reinaldo da Silva
Primeiro Orientador: Carvalho, Celso Morato de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silveira, Edson Damas da
Resumo: O estudo faz uma análise crítica sobre a presença do gado que é criado dentro das comunidades das várias etnias indígenas que moram nas áreas abertas de Roraima, aqui reunidas sob o tema geral “criação de boi nas terras indígenas do lavrado”. Introduzido em Roraima pelo incentivador da colonização da região, Manoel da Gama Lobo de Almada, político e militar que chegou à região por motivos das desavenças entre os europeus na região, em 1789 introduz no lavrado cerca de duas dezenas de bois e vacas. Daí começa um longo processo de abuso dos europeus sobre as várias etnias indígenas que viviam no lavrado, motivando crescentes movimentos de resistência e organização dos índios, até que durante a década 1990 são homologadas por lei as terras indígenas do lavrado, incluindo as etnias que vivem em outros ecossistemas roraimenses. Parte deste processo foi a introdução do gado nas comunidades indígenas do lavrado, por volta dos anos 1960 – 1970, em processo cuja iniciativa foi dos missionários da Congregação Consolata em Roraima. O presente estudo aborda esta questão do gado em terras indígenas do lavrado, sob os pontos de vista histórico e atual. O primeiro capítulo aborda questões sobre o movimento indígena dos povos do lavrado, para contextualizar a presença do gado nas comunidades, que foi introduzido mais como fator político do que para suprir as comunidades de proteína animal. O segundo capítulo entra nos assuntos sobre como as comunidades indígenas que criam boi vêm essa história e como se envolvem – ou não se envolvem – com o boi. Há três hipóteses neste capítulo, com as premissas de que o processo de criação do boi é cultural ou virou cultural; que o boi supre de proteína animal as comunidades; que todos os membros das comunidades participam das formas de criação do boi nas suas terras. Todas foram rejeitadas e assumidas os seus contrários (hipóteses alternativas). O terceiro capítulo aborda como o gado que foi inicialmente introduzido nas comunidades indígenas tinha uma finalidade de unir os índios e fins políticos, virou uma atividade com fins empresariais, seguindo em muitos aspectos as normas do sistema capitalista, totalmente estranha à cultura dos índios. Discute-se como este aspecto está influenciando a cultura do sistema indígena, levando a um processo de aumento das iniciativas individuais, quando a cultura dos índios é comunitária.
Abstract: Tarî Roraimî ta‟ e‟maine pu‟ tamînawîrî kaixirî Manoel da Gama Lobo de Almada ipîkku pe tîwîsen, mîkîrî ekooneka‟pî 1789 kono pî. Paaka iipî‟pî Roraimî ta‟ maasa pra mararî pra epînto e‟pîtî‟pî tiaron pata ponkon europeusyamî irataikkoyamî moroopai makuusiyamî‟ pata esanan uyunpakon ramono‟ta poronkon tîkomansenan pokon pe. Maasa pra makuusiyamî‟ tumatî‟pî to‟ya to‟ patase‟ pîkînsa. Tîîse makuusiyamî‟wanî‟pî meruntîke moroopai teepîto‟kon teserukon konekapî‟tî‟pî to‟ya. Tîîse tiwin wei 1990 kono‟pî makuusiyamî‟ patase‟ton epakapî karîta pona tîmenukai ipîkku pe tepusen pe tipanakai tinapoi to‟ komanto patase‟ pe. Mîrîrî î‟konrî ku‟to menukato epoto‟ wanî‟pî meruntîke maasa pra Paapa Miami yanankon Consolata tawonkonya to‟ pikkatî‟pî paakyamî‟ yarî‟pî to‟ komanto‟ ta‟. Mîrîrî wanî‟pî tîkonekapî‟se teeseurumai tîmenukai paaka erapanto pî‟ to‟ momento patase‟ya. Seeni imenukato eseuruma mîrîrîpî‟. Mîrîrî e‟mainon ikarîmeto mîrîrî ramono‟ta wonkon poronokon tîkomansenan makuusiyamî‟ eseru pî, o‟non yekape paaka erepansa wanî makuusiyamî‟ eseru tonpe. Itakon tekape imenukusata, eseuruma o‟non yekape tekînkon tuwarîkato‟ya‟ tîpatakonya, to‟ pikaatîiya ou kanne paaka tîwarîka to‟pî. E‟mainon to‟ eseru mîrîrî paaka mîîkîrî to‟ eseru to‟ komanto ta‟ tîwesen; Ipîkîron mîrîrî paaka tîwarîka to‟ya mîrîrî tîpata konya toyonkon ton tîwentîtokon ton wei kaixîrî, ituseurîno eseru wanî mîrîrî tamînawîronkon tîkomansenan tîpata kon ya inkamoroya paakayamî‟ erama‟pî tîwarîkapî‟ to‟ e‟pîka‟tî. Tîîse seeni imenukasa karîta po wanî manne mîrîrî wanî itenîkaya, nen mararîto‟ eseru, to‟ ekonekato ton pra wanî karîta po wanî inenukusa pe itenîkaya. Iteseurîno imenukato eseuruma paakayamî‟ tîwarîkato eratî‟pî tîkomansenan makuusiyamî‟ pepîn wappu‟pe, maasa pra î‟konrî tîkonîkasen tîwin pî enanpî‟man ipîkkupe mararîpra si‟na makuusiyamî‟ komanto eseru yentai. Ese'wanîkon ipîkku kon: pemenkonyamî makuusiyamî patase', ramono‟ta, paakayamî' epanî'to', Roraimî.
Palavras-chave: Comunidades indígenas
Lavrado
Criação de gado
Roraima
Pemenkonyamî makuusiyamî patase
Ramono‟ta
Paakayamî' epanî'to
Roraimî
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: NECAR - Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe
metadata.dc.publisher.program: PPG-DRA - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia
Citação: OLIVEIRA, Reinaldo da Silva. A crianção de boi em terras indígenas do lavrado. 2018. 121f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional da Amazônia) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/266
Data do documento: 2018
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