Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/253
Tipo: Dissertação
Title: O uso da realidade virtual como auxílio à resolução de problemas de movimentos oscilatórios
Autor(es): Rodrigues, Luiz Otavio Ribeiro
Primeiro Orientador: Silva, Luciano Ferreira
Resumo: O objetivo deste projeto surgiu em decorrência da dificuldade enfrentada, pelos docentes, em sala de aula para mostrar de maneira mais real possível os fenômenos físicos. De posse desse propósito, decidiu-se propor e validar uma simulação em realidade virtual (RV) de movimentos oscilatórios visando auxiliar a resolução de problemas no ensino médio. O primeiro passo dessa pesquisa foi estudar sobre teorias pedagógicas relacionadas a resoluções de problemas que fomentassem de maneira sólida o projeto e em seguida, pesquisar sobre ferramentas de desenvolvimento de ambientes em RV acessível e de fácil manipulação. Com o embasamento teórico consolidado e o software definido, selecionamos o ramo e a ramificação do fenômeno físico no qual desenvolvemos a simulação virtual, a qual visa ser utilizada nas aulas de física do ensino médio. O produto final foi avaliado e apresenta indícios de ser uma ferramenta que auxilia professores e alunos no que tange a visualização e entendimento de um fenômeno físico, tendo estes ainda a oportunidade de interagir com o fenômeno.
Abstract: The objective of this project arose as a result of the difficulty faced by teachers in the classroom to show the physical phenomena as real as possible. With this purpose, it was decided to propose and validate a simulation in Virtual Reality (VR) of oscillatory movements to help solve problems in high school. The first step of this research was to study problem-solving pedagogical theories that solidly fostered the project and then research accessible and easily manipulated VR environment development tools. With the theoretical foundation consolidated and the software defined, we selected the branch and branch of the physical phenomenon in which we developed the virtual simulation, which aims to be used in high school physics classes. The final product was evaluated and shows signs of being a tool that assists teachers and students regarding the visualization and understanding of a physical phenomenon, and they have the opportunity to interact with the phenomenon.
Keywords: Ensino de física
Física
Instrumentação para o ensino de Física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
metadata.dc.publisher.program: MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/253
Issue Date: 2019
Appears in Collections:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons