Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/246
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso de um dispositivo confeccionado com materiais de fácil acesso para auxiliar na aprendizagem do conceito de propagação de calor aplicado no ensino médio |
Autor(es): | Barbosa, Suliene Alves |
Primeiro Orientador: | Santos, Roberto Ferreira dos |
Resumo: | Nesse trabalho, desenvolvemos aulas experimentais de física com um dispositivo educacional de propagação de calor para alunos do segundo ano Ensino Médio na Escola A, do município Bom Vista Roraima. Buscamos enriquecer a aprendizagem dos alunos sobre propagação de calor de um modo significante objetivando entender as relações entre temperatura, calor, energia térmica, fluxo de calor e equilíbrio térmico. Dessa forma, analisamos de que maneira as aulas práticas de Física com o dispositivo experimental, montado a partir de materiais recicláveis, poderia contribuir na compreensão e aprendizagem dos alunos do ensino médio. Durante a atividade, pudemos verificar que o processo do ensino se tornou mais eficiente e prazeroso para os alunos, visto que constatamos mais motivação, interesse e curiosidade por parte destes. De um modo geral, os resultados da pesquisa mostraram que quando utilizamos experimentos na aula como um dispositivo educacional como ferramenta didática, as turmas apresentaram um notório desenvolvimento na aprendizagem. Acreditamos que esta pesquisa pode auxiliar no ensino de Física como mais uma proposta pedagógica centrada na prática experimental com a necessidade de resgatar, nos alunos, conhecimentos críticos e reflexões sobre os conteúdos abordados em sala. Nesse sentido, é importante que o professor possa entender como o estudante consegue compreender e aprender os conceitos a fim de que ele investigue, planeje e elabore estratégias e maneiras para alcançar a aprendizagem significativa. Conclui-se que os alunos desenvolveram habilidades e competências no conteúdo abordado no período de desenvolvimento da intervenção pedagógica, o qual envolvia conceitos relacionados à propagação de calor. No que diz respeito às etapas de aplicação da pesquisa, os alunos avançaram e aprenderam de maneira significativa. |
Abstract: | In this work, we developed experimental Physics classes with an educational device for heat spread applied to High School students of A School, located in Boa Vista city, the capital of the state of Roraima. We intended to enrich learning about heat propagation in order to understand the relationship between temperature, heat, thermal energy, heat flow and thermal balance. Considering this, we analyzed how the practical classes of Physics with the experimental device assembled from recyclable materials would contribute to the understanding and learning of students. We could observe that with the aid of experimental activity, the teaching process could make the learning process more efficient and enjoyable, thus contributing to improve the Physics teaching since it was observed that with the application of experiment in the classroom, students were more motivated, interested and curious about the subject. Overall, the survey results showed that when we used experiments in classroom as an educational tool, there was a significant evolution in the learning process because students showed a development in learning. We believe this research may help Physics teaching as one more pedagogical purpose centered on experimental practice with the need to redeem increasingly critical knowledge and reflections on the content addressed in class in the students. It is also important that the teacher can reflect upon how the student can understand and learn the concepts so that one can investigate, plan and develop strategies and ways to achieve significant learning. Thus, we conclude that students developed skills and competencies in content which involved the concepts related to heat spread. Regarding the steps of the application of the research, the students advanced and learned significantly. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Ensino de física Transferência de calor Meaningful learning Physics teaching Heat transfer |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Roraima |
Sigla da Instituição: | UFRR |
metadata.dc.publisher.department: | PRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
metadata.dc.publisher.program: | MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Citação: | BARBOSA, Suliene Alves. Uso de um dispositivo confeccionado com materiais de fácil acesso para auxiliar na aprendizagem do conceito de propagação de calor aplicado no ensino médio. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/246 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de um dispositivo confeccionado [...] aplicado no ensino médio.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons