Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/230
Tipo: Dissertação
Título: Estudantes guianenses na escola em Bonfim : identidade em construção
Autor(es): Santos, Everton José Gomes dos
Primeiro Orientador: Vale, Ana Lia Farias
Resumo: O estudo sobre a identidade dos alunos advindos da República Cooperativa da Guiana permitiu aprofundar elementos teóricos para dialogar, com o campo empírico pelas interfaces das relações políticas e administrativas dos Estados Brasil/Guiana. O processo investigativo, possibilitou analisar com propriedade junto à linha de pesquisa: Fronteiras e processos socioculturais. Nesta perspectiva, delimitou-se o objeto de pesquisa, com os estudantes guianenses inseridos no contexto escolar brasileiro. Assim, se fez necessário elaborar uma pergunta que permitisse investigar, como se constrói a identidade dos estudantes guianenses em uma escola pública militarizada na área urbana do município de Bonfim/RR. Portanto, o objetivo geral seguiu atendendo a pergunta no sentido de analisar o processo de construção da identidade no contexto escolar desses sujeitos na referida escola. Para alcançar os objetivos específicos, fez-se necessário compreender a interconexão da construção de identidade e fronteira, identificar a dinâmica escolar diante da configuração do sistema de ensino brasileiro na fronteira, além de caracterizar os processos identitários dos estudantes guianenses, presentes na escola, mediante as trajetórias cotidianas do “ir” e “vir” na fronteira. A abordagem metodológica para o desenvolvimento do trabalho se constituiu mediante a um caráter qualitativo. Quanto aos procedimentos de campo, foram feitos através de visita técnica à escola escolhida para apresentar a proposta investigativa, que se desencadeou com a equipe gestora. No percurso metodológico foram analisadas literaturas no sentido de desvelar os conceitos acerca de identidade, fronteira e nação junto aos fundamentos educacionais. No campo empírico foram realizadas entrevistas e rodas de conversas com os estudantes. Além destes procedimentos dialogou-se com gestores e professores. Dada a investigação e construção deste estudo, firmou-se a análise e reflexões pertinentes sobre a construção de identidade dos estudantes, após percebê-los e ouvi-los como agentes que se inventam e se reinventam tanto em seus locais de pertencimento quanto em seus trânsitos de assimilação de novos conhecimentos entre as fronteiras humanas e simbólicas.
Abstract: The study on the identity of students coming from the Cooperative Republic of Guyana allowed to improve theoretical elements to dialogue, with empirical field by the interfaces of political and administrative relations of the States Brazil/Guyana. The investigative process made it possible to analyze properly along the research line: Borders and socio-cultural processes. In this perspective, the research object was delimited, with Guyanese students inserted in the Brazilian school context. Thus, it was necessary to elaborate a question that would allow to investigate, how is the identity of Guyanese students constructed in a military public school in the urban area of Bonfim/RR. Therefore, the general objective followed answering the question to analyze the process of identity construction in the school context of these subjects in that school. In order to achieve the specific objectives, it was necessary to understand the interconnection of identity and border construction, to identify the school dynamics in view of the configuration of the Brazilian education system at the border, and to characterize the identity processes of Guyanese students, present in the school, through the daily trajectories of “going” and “coming” at the border. The methodological approach to the development of the work was constituted by a qualitative character. As for the field procedures were made through technical visit to the school chosen to present the investigative proposal, which was triggered with the management team. In the methodological course, literature was analyzed to unveil the concepts about identity, frontier and nation along the educational foundations. In the empirical field, interviewing techniques and conversation rounds were held with the students. In addition to these procedures, there was dialogue with managers and teachers. Due the investigation and construction of this study, the analysis and pertinent reflections on the students' identity construction were established, after perceiving them and listening to them as social agents who invent themselves and reinvent themselves both in their places of belonging and in their transits of assimilation. of new knowledge between human and symbolic boundaries.
Palavras-chave: Estudante
Identidade
Fronteira
Escola
Student
Identity
Border
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Roraima
Sigla da Instituição: UFRR
metadata.dc.publisher.department: PRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
Citação: SANTOS, Everton José Gomes dos. Estudantes guianenses na escola em Bonfim: identidade em construção. 2019. 90f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/230
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudantes guianenses na escola em Bonfim Identidade em construção.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons