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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bethonico, Maria Bárbara de Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703110503100513pt_BR
dc.creatorOliveira, Kelson da Luz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5163197148390506pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-18T20:52:16Z-
dc.date.available2019-10-18T20:52:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kelson da Luz. Espaço vivido na Comunidade Nova Esperança, Terra Indígena São Marcos: um olhar a partir da Escola Estadual Indígena Arthur Pinto da Silva, Pacaraima-RR. 2018. 167f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/194-
dc.description.abstractThe space, the stage of human achievement, experiences numerous processes related to transformations throughout the years. Even if natural factors or anthropic action. The indigenous space does not escape the rule and presents its significant transformations, therefore, objects implanted in its environment which generates its flow in action that modifies its local dynamics. The master‟s degree dissertation, introduced to the Post-graduation Program in Geography- PPGGEO, from the Federal University of Roraima. Illustrates in its contents a study based on a conducted survey in the indigenous community in Nova Esperança, São Marcos indigenous land. In Pacaraima-RR municipality. It aims to analyze the spatial and temporal transformations in Nova Esperança community from its school‟s object. A geographical space was listed, based theoretically on the study category and supported on the theory of its object‟s systems and actions addressed by Milton Santos. Its systems are formed from those objects which can be internal in the community, such as the school and a public hospital, or external as BR 174, Pacaraima city or Linhão de Guri. Both influences in the indigenous context. Parallel to the transformations, multiple interests were investigated and intentions that the school arouses in local leaderships and in institutions such as “Organization of Indigenous Teachers in Roraima-OPIRR” and through the Government of Roraima and the Education Department. The qualitative-quantitative method was operated which favored an analytical multiplicity about its phenomenon, as well as the techniques of bibliographical research, documental, integrated review, interviews, photographic records, aeronautic photographs with drones, maps‟ development, tables, charts and sketches. Based on its discussions, were evidenced the spatial transformations through the objects and actions within its community, however, as the school takes place in the indigenous context for many years, is not perceived by the Indians themselves, as a strong inducer of temporal amendment.pt_BR
dc.description.resumoO espaço, palco das realizações humanas, sofre inúmeros processos de transformações ao longo dos anos, seja por fatores naturais ou ação antrópica. O espaço indígena não foge à regra e apresenta transformações significativas, com objetos implantados em seu ambiente, gerando fluxos de ações que alteram a dinâmica local. A presente dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGGEO da Universidade Federal de Roraima traz em seu conteúdo um estudo baseado na pesquisa realizada na Comunidade Indígena Nova Esperança, Terra Indígena São Marcos, município de Pacaraima – RR. Tem como objetivo principal analisar as transformações espaciais e temporais na comunidade Nova Esperança a partir do objeto escola. Foi elencada a categoria geográfica espaço, embasando-se teoricamente no estudo desta categoria apoiada na teoria dos sistemas de objetos e ações abordada por Milton Santos. Os sistemas formam-se a partir dos objetos, que podem ser internos na comunidade como a escola e o posto de saúde, ou externos, como a BR 174, a cidade de Pacaraima e o Linhão de Guri. Ambos geram influencias no contexto indígena. Paralelo às transformações, investigou-se os múltiplos interesses e intencionalidades que a escola desperta nas lideranças locais e em instituições como a Organização dos Professores Indígenas de Roraima – OPIRR e o Governo de Roraima através da Secretaria Estadual de Educação. Utilizou-se o método quali-quantitativo, que favoreceu uma multiplicidade analítica sobre o fenômeno, bem como as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental, revisão integrada, entrevistas, registros fotográficos, registros fotográficos aéreos com drone, construção de mapas, tabelas, gráficos e croquis. Com base nas discussões, evidenciaram-se as transformações espaciais através dos objetos e ações dentro da comunidade, porém, a escola por fazer parte do contexto indígena há muitos anos, não é percebida pelos próprios índios, como forte indutora de alterações temporais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lauro Sousa (repositorio@ufrr.br) on 2019-10-18T20:52:16Z No. of bitstreams: 1 Espaço vivido na Comunidade Nova Esperança, Terra Indígena São Marcos um olhar a partir da Escola Estadual Indígena Arthur pinto da Silva, Pacaraima-RR.pdf: 9190573 bytes, checksum: 6dae58c122336dfdb316f3c7dde9358b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-18T20:52:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Espaço vivido na Comunidade Nova Esperança, Terra Indígena São Marcos um olhar a partir da Escola Estadual Indígena Arthur pinto da Silva, Pacaraima-RR.pdf: 9190573 bytes, checksum: 6dae58c122336dfdb316f3c7dde9358b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Roraimapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPRPPG - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPPG-GEO - Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTerra Indígena São Marcospt_BR
dc.subjectComunidade Nova Esperançapt_BR
dc.subjectEscola indígenapt_BR
dc.subjectTransformações espaciais e teporaispt_BR
dc.subjectSão Marcos Indigenous Landpt_BR
dc.subjectNova Esperança Communitypt_BR
dc.subjectIndigenous Schoolpt_BR
dc.subjectSpatial and temporal amendmentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.titleEspaço vivido na Comunidade Nova Esperança, Terra Indígena São Marcos : um olhar a partir da Escola Estadual Indígena Arthur Pinto da Silva, Pacaraima-RRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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